Centro de Eventos recebe Exposição do MIS “Tarihk Al-Brasil’

- 25 de novembro de 2021

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri está organizando uma série de eventos para o fim de ano, que inclui desde Mostra de Artes, apresentações durante o Natal Encantado e uma nova exposição incrível do MIS (Museu da Imagem e do Som).

Será aberta no dia 29 de novembro, às 19h, no Centro de Eventos, a exposição fotográfica “Tarikh al-Brasil”, que em tradução literal do árabe significa história do Brasil. Com fotografias do artista Marcelo Schellini, a mostra faz parte do projeto “Nova Fotografia” e é realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Desde 2020 Barueri se tornou um Ponto MIS, recebendo oficinas artísticas on-line e Bate-Papo de Cinema, seguido de debate ao vivo com a equipe técnica do longa e críticos de cinema.

Além do secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, o evento contará com a presença dos representantes do MIS, Carlos Alberto Degelo, gerente de difusão, Fabiana Pinotti, coordenadora do Programa Pontos MIS, e Fabiola Cavalcante, da Supervisão do Programa Pontos MIS, e Liamara Lima, produtora. Degelo e Fabiana Pinotti falarão sobre a parceria com a Prefeitura de Barueri através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Em “Tarikh al-Brasil”, Schellini desenvolve uma pesquisa visual em torno da presença dos muçulmanos de origem africana na história e na sociedade brasileira. Apesar de pouco sabido, os muçulmanos africanos exercem uma expressiva influência cultural e social desde sua chegada nas Américas, mas, por conta do tráfico negreiro, tiveram sua história invisibilizada.

A exposição fotográfica faz parte de um projeto do museu que visa levar exposições para locais pouco convencionais.

Criado em 2011, é um projeto anual do Pontos MIS que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas nacionais, além de contar com exibições de filmes, cursos e exposições de seu acervo em cidades parceiras. Além disso, a ideia do projeto é levar a experiência de mostras artísticas para espaços não convencionais.

Sobre o artista
Marcelo Schellini é fotógrafo e artista visual nascido em Botucatu, cidade que também receberá a exposição Tarikh al-Brasil. Doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo e mestre em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, dedica-se à pesquisa em fotografia, antropologia visual e literatura.

Seu trabalho autoral se desenvolve rumo à descoberta de uma cartografia subjetiva do mundo, deliberadamente em busca de atravessar fronteiras territoriais e de linguagem. Marcelo também ensina fotografia e design gráfico no Vellore Institute of Technology, na Índia.

A mostra poderá ser visitada até 29 de janeiro de 2022, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Centro de Eventos está localizado na Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto. Mais informações, ligue para (11) 4168-1809.