Agendamento de castração gratuita de pets em Barueri recomeça dia 4 de fevereiro
- 26 de janeiro de 2026
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
-
O agendamento online para castração gratuita de cães e gatos em Barueri abre em 4 de fevereiro, às 8h, pelo portal da Prefeitura, com 250 vagas limitadas.
-
Pets devem ter entre 7 meses e 7 anos, pesar até 25?kg e estar com o jejum pré-cirúrgico completo.
-
Cada tutor maior de 18 anos poderá acompanhar apenas um animal, seguindo todas as orientações do Cepad.
A partir das 8h do dia 4 de fevereiro, estará aberto o agendamento online para a castração gratuita de cães e gatos em Barueri, pelo Prefeitura de Barueri. As vagas são limitadas e o agendamento permanecerá disponível até que todas sejam preenchidas.
A ação é promovida pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e realizada pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad). Para garantir a vaga, o tutor deve:
-
Informar o número do Registro Geral Animal (RGA), que deve conter CPF e e-mail válidos do responsável. É importante lembrar que registrar um animal que não pertença ao munícipe ou que não resida no município configura crime, de acordo com a legislação penal brasileira.
-
Ter pets com idade entre 7 meses e 7 anos e peso inferior a 25 kg.
Ao todo, estão disponíveis 250 vagas, distribuídas da seguinte forma: 70 para cães fêmeas, 60 para cães machos, 70 para gatos fêmeas e 50 para gatos machos.
Saiba mais
Após o agendamento, o tutor deverá imprimir e assinar a ficha, garantindo que o animal siga todas as orientações pré-cirúrgicas. O documento é obrigatório no dia da castração. Não serão atendidos tutores ou pets que:
-
Compareçam em data diferente da agendada;
-
Não apresentem a ficha de agendamento;
-
Não tenham seguido o jejum ou outras orientações pré-cirúrgicas;
-
Forem considerados inaptos pela equipe técnica.
Cada animal deve ser acompanhado por apenas uma pessoa maior de 18 anos, com força suficiente para contê-lo. Se o tutor tiver mais de um pet, deverá contar com a ajuda de outra pessoa adulta.
Importante destacar que menores de idade não poderão entrar nas dependências do local.
Os gatos devem ser transportados em caixas adequadas ao porte de cada animal. Já os cães precisam usar coleira e focinheira, sendo conduzidos por guia. O responsável deve conhecer o histórico clínico do animal e seguir todas as instruções da equipe do Cepad.
Da redação
Crédito das fotos: Ana Carolina Guice/Secom Barueri (_MG_0319.jpg e _MG_0364.jpg)
Beatriz Lucato/Arquivo Secom Barueri(_MG_7513.JPG e _MG_7572.JPG)
