Temp

Barueri trabalha para evitar sujeira nas ruas

- 26 de janeiro de 2018

Responsável pela limpeza pública de Barueri, a Secretaria de Serviços Municipais (SSM) alerta para o descarte irregular em período de chuvas, pois toda sujeira acumulada nas ruas, calçadas ou praças é levada pelas águas às bocas de lobo, ocasionando o entupimento das galerias, provocando alagamentos e enchentes que trazem lama, lixo e esgoto para as vias públicas e interior das residências. E como consequência, pode gerar problemas à saúde pública como a cólera, dengue, hepatite A e E e leptospirose. 

 

Por intermédio da SSM, Barueri realizou mais de 120 mil serviços entre janeiro a dezembro de 2017. Neste total, estão inclusos limpeza de boca de lobo, limpeza de córrego, beira de rio e mata ciliar; coleta de entulho e de cacarecos; coleta em escolas e praças. 

 

Também em 2017, o governo de Barueri criou a Lei 2.580, que institui o serviço de coleta residencial de entulho, chamado de Papa-Entulho. Gratuito, é prestado por meio de empréstimo dos chamados big bags - sacos flexíveis com capacidade para armazenar 1.500 quilos (três metros cúbicos) de resíduos. Até terça-feira (dia 24), a SSM retirou 220 big bags – equivalente a 330 mil quilos de resíduos.   

 

Conscientizar para não punir 

O objetivo da Prefeitura de Barueri é que a população se conscientize, que vizinhos orientem um aos outros a não jogarem sujeira na rua ou em pontos de descarte inadequado – proibido pela Lei Municipal 2.482/2016, que estabelece multa com o valor inicial de 10 UFIB’s (R$ 335,00) para quem for flagrado jogando entulhos e demais resíduos sólidos em calçadas e vias públicas de Barueri.  

 

Há ainda a Lei Federal 12.305/2010, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que institui a responsabilidade da redução de resíduos e do descarte de forma adequada, caso contrário, implicando a multa ao infrator. “É uma lei moderna que implica na readequação dos nossos hábitos. Temos que tomar cuidado com o descarte de entulhos. Com excesso deles, muitos outros problemas podem ser gerados, como dengue, chikungunya e o zica vírus”, disse o engenheiro Francisco Pugliesi, responsável pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Municipais. 

 

Quem jogar entulhos e outros materiais em locais não permitidos estará também sujeito a penalidades e multas, conforme o CTB - Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe a obstrução de vias públicas para a circulação de veículos e calçadas para pedestres.