Prefeitura expõe em congresso de SP experiências em inovação tecnológica

- 26 de maio de 2022

Depois de receber dois troféus na 9ª edição do Prêmio InovaCidade pelos projetos Inovação Barueri e Barueri Cidade Inteligente e Sustentável, a cidade de Barueri participa desde ontem, dia 25, até hoje, 26, do 9º Smart City Business Brazil Congress 2022 (SCB-Br22), em São Paulo. A iniciativa, tanto da premiação quanto do congresso, é do Instituto Smart City Business America (SCBA) e pretende reconhecer e dar visibilidade para ações exitosas no campo das inovações tecnológicas tanto nas áreas públicas quanto nas privadas.

Além de apresentar aos participantes do congresso as experiências de destaque em gestão pública da Prefeitura, o estande de Barueri trouxe uma novidade: quem visitá-lo pode participar de um “game” e, completando as tarefas do jogo, ganha um suporte para celular feito com uma impressora 3D do próprio CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), produzido especialmente para o evento.

Busca de parcerias
Os congressistas Bruno Italo e Huno Molina, ambos da Prefeitura de São Paulo, visitaram o estande de Barueri em busca de conhecimento sobre os vários projetos desenvolvidos na cidade. Italo atua como estrategista de negócios na Prodam, empresa de tecnologia da informação e comunicação, e Molina é procurador do município.

“Estou vendo muitos projetos interessantes e as possibilidades de firmarmos parcerias. Hoje estou conhecendo um pouco de cada cidade, conversando com todos e analisando onde podemos desenvolver projetos em conjunto”, disse Italo, que ressaltou o lado “comercial” da Prodam e seus esforços em angariar parceiros na área pública no setor de tecnologia.

Molina, por sua vez, disse que é um entusiasta da tecnologia e busca no evento soluções em tecnologia que possam dialogar com a gestão no campo da Justiça. No estande de Barueri ele conheceu o projeto Barueri sem papel, que trata da digitalização dos serviços públicos. Trabalho imprescindível nos dias de hoje não apenas para economia de papel em si, mas para dar mais agilidade e segurança aos processos. “São vários projetos interessantes que apontam as soluções integradas como uma saída na tramitação de processos, por exemplo”, disse o procurador.

Desenvolvimento de talentos
O game desenvolvido pelo CIT, que resultou no suporte de telefone celular, é resultado do programa Desenvolvimento de Talentos, que o CIT realiza junto com os alunos da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). “Ficamos muito felizes em ver nossos estagiários criando e inovando em tecnologia”, comentou Érika Alves de Araújo, coordenadora de Comunicação e Projetos de Inovação do CIT.

Além dos projetos vencedores do troféu InovaCidade – Inovação Barueri e Barueri Cidade Inteligente e Sustentável -, e o Barueri Sem Papel, os participantes do congresso também tiveram a oportunidade de conhecer as experiências da TV Inovação Barueri e a internet social, entre outros. Ressalte-se que os projetos premiados da cidade foram selecionados em conjunto com outras 24 experiências de destaque dentre 96 outros projetos inscritos.

Temp Temp