Temp

I Jornada da Família encanta pais e alunos da FIEB

- 26 de setembro de 2022

No último sábado (24/09), a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) promoveu a I Jornada da Família. O evento, que aconteceu na unidade Alphaville, reuniu famílias, estudantes, professores e funcionários das três escolas de educação básica da Fundação: ITB Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, ITB Professora Dagmar Ribas Trindade e ITB Professora Cristina Goldstein.

Idealizado pela equipe pedagógica, a I Jornada da Família Fieb teve como principal objetivo aproximar os familiares do cotidiano escolar dos filhos, sobretudo no atual cenário pós-pandêmico, quando novas dinâmicas e modelos educacionais exigem mais interação entre escola e família. Com o apoio da ‘Somos Educação’, foram preparadas atividades e oficinas pedagógicas construídas a partir dos novos materiais didáticos utilizados pelos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio regular da Fundação.

Educação colaborativa
A I Jornada da Família teve início no dia 20/09, através de um ciclo de palestras on-line conduzidas por especialistas em educação e temas relacionados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, entre eles: alimentação saudável, cultura maker e habilidades socioemocionais.

Já no dia 24/09, o encontro presencial lotou as 35 salas de aula da unidade Alphaville, tematizadas especialmente com o enredo de algumas obras literárias utilizadas pelos alunos este ano. Além de oferecer atividades e oficinas relacionadas ao tema, algumas das salas contaram com a presença dos próprios autores, que conversaram sobre o processo de criação dos livros e explicaram a importância da literatura no processo de ensino-aprendizagem.

Durante o evento, no palco montado no pátio da unidade, a criatividade, poesia e contação de histórias do grupo Girasonhos encantava a todos. Ao lado deles, as integrantes do Empório Mães Cuidadoras, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), fazia a festa dos presentes com deliciosas sobremesas.

Aliando cultura, educação, entretenimento e a integração de todos os membros da comunidade escolar, a Fieb mais uma vez comprova que quando a relação família e escola é sólida e a gestão participativa acontece, os benefícios florescem para ambos os lados.

Para Pamela Gouveia, mãe do aluno do 4º ano, Pablo Mitsuo Gouveia Miyamura, a iniciativa da Fieb em reunir as famílias na escola, depois de quase dois anos de pandemia, ajuda a fortalecer o relacionamento e a cooperação de ambos os lados, abrindo ainda mais espaço para o diálogo – algo que já existia antes, mas que hoje se tornou indispensável.

Para o superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, “trazer as famílias para dentro da escola, para que elas vivenciem momentos especiais juntamente com seus filhos, amplia o universo de experiências e potencializa o aprendizado das crianças e dos adolescentes”.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp