Temp

I Fórum Saúde da Mulher aprofunda ainda mais a questão em Barueri

- 26 de outubro de 2018

A campanha Outubro Além do Rosa, de prevenção ao câncer de mama, inspirou o I Fórum Saúde da Mulher de Barueri, realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria da Mulher. O evento aconteceu durante toda a manhã da última quarta-feira (dia 24) no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP), cedido pela Secretaria de Educação.

O Fórum reuniu profissionais de diversos segmentos da saúde, membros das secretarias e órgãos municipais e as Pérolas Rosas - mulheres vítimas de câncer de mama atendidas pela Secretaria da Mulher.

A mesa solene foi composta pelo diretor de Saúde da Mulher em Barueri, o médico ginecologista Claudinei Alves Rodrigues, que palestrou e também representou o secretário de Saúde; o médico especialista em Saúde da Mulher, Francisco Fabri; a médica ginecologista, obstetra e mastologista Fernanda Nunes; a enfermeira especialista em HPV Thaís Tonissi de Lima; e o coordenador geral da Secretaria da Mulher, Marco Aurélio Bispo, representando a secretária da pasta. Também compareceu a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Fabíola Sarcinella.

A mulher como centro da questão
Com o objetivo de aprofundar ainda mais os temas relacionados à saúde da mulher, especialmente com relação ao câncer de mama, o encontro trouxe diversas discussões dentro dessa temática.

A primeira mesa-redonda foi aberta pelo médico Francisco Fabri, que falou sobre a história da mulher, desde a pré-história até a modernidade, passando pela revolução feminina, a história do absorvente, os métodos contraceptivos – que o especialista considera “uma grande vitória da mulher”, destacando especialmente o preservativo feminino: “pelo direito de se prevenir”, frisou. Ele também falou do Papanicolau, da evolução da mamografia, da colposcopia e até do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Trazendo o diálogo para a esfera regional, Fabri disse que “a Secretaria da Mulher foi a grande conquista que a mulher de Barueri teve”, apresentando o trabalho realizado no local.

Em seguida, o ginecologista Claudinei falou do câncer de mama em si, destacando aspectos epidemiológicos, os serviços de saúde e os números relacionados à doença no Brasil e em Barueri. Dentre as estimativas, ele lembrou que a doença também acomete homens – cerca de 1% dos diagnosticados por ano. Conforme mostrou, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres. “Fazer o diagnóstico precoce é fundamental”, insistiu o médico quando falava sobre os estágios da doença. Com relação aos exames de mamografia, de fevereiro a agosto Barueri realizou 7.735, apontou o médico.

Os fatores de risco foram amplamente discutidos na palestra ministrada pela médica ginecologista Fernanda Nunes. E dando ainda mais amplitude ao tema, foram trazidas mais informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em nova apresentação do médico Fabri, desta vez ao lado da enfermeira Thaís Tonissi de Lima, que falou sobre HPV.

Onde se encontram as Pérolas Rosas
O fechamento do Fórum se deu com a apresentação de Adriana Oliveira, que representou o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM), serviço prestado pela Secretaria da Mulher que atualmente acompanha 168 mulheres lutando contra a doença. Com mais de 310 palestras realizadas em diversos locais, o Núcleo promove ainda oficinas, cursos e atividades físicas e administra doações diversas como perucas e sutiãs especiais, dentre outros serviços de apoio a essas pacientes, intituladas Pérolas Rosas.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp