Temp

Caminhada Inclusiva agita o Parque Municipal

- 27 de março de 2023

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) e o Grupo de Mães e Familiares de Pessoas com Deficiência (GMFPD) realizou a  6ª edição da Caminhada Inclusiva no sábado (dia 25), no Parque  Municipal Dom José, reunindo centenas de pessoas em prol da causa da pessoa com deficiência.  

O evento contou com várias atrações, como a escola de samba Cadência Paulista, a banda municipal da Guarda Civil de Barueri, a trupe Exército do Sorriso e o coral infantil da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). A caminhada tem o papel fundamental de mostrar a importância da inclusão. 

Visibilidade 

“Essa caminhada é muito importante porque a gente tem que se mostrar. Temos que ser vistos pela sociedade e acabar com o preconceito”, ressalta Cícera Pimentel, mãe de Marcelo, de 12 anos, que tem síndrome de Down.  

“Na nossa cidade a causa da pessoa com deficiência é prioridade, é sempre motivo de orgulho falar dos nossos serviços, que têm feito a diferença na vida das famílias”, afirmou o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (professor Carlinhos), ao mencionar os serviços recém-implantados: Orientação e Mobilidade, voltado à pessoa com deficiência visual, e o Icom, para pessoas surdas. 

Orientação e mobilidade 

“O serviço de orientação e mobilidade é muito bom, ajuda na qualidade de vida da pessoa que tem deficiência visual, é um serviço no qual você aprende a se locomover, a se orientar, trazendo mais autonomia e independência”, conta Daniel de Jesus Lopes, usuário da SDPD que tem deficiência visual.  

Icom 

A atleta de futebol Talita Desiree é surda e revelou o impacto que a plataforma Icom trouxe para essa comunidade. Instalada em todos os órgãos municipais de Barueri, a plataforma realiza uma videochamada com a central de libras e faz uma tradução simultânea entre a pessoa surda e o atendente.   

“Antes era como se as portas estivessem fechadas para comunidade surda. Era como se nós, surdos, estivéssemos encarcerados. Essa plataforma beneficia o acesso a várias atividades, inclusive ao esporte. A inclusão está aí. Eu sei que a inclusão de surdos e ouvintes vai nos levar muito longe”, disse a atleta. 

Cidade engajada 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan, falou sobre essa antiga preocupação pela causa da pessoa com deficiência e deu como exemplo as preliminares sobre a criação de um Centro de Autismo. 

“A criação da SDPD foi uma das maiores vitórias desse governo e o nosso próximo passo será a criação de um Centro de Autismo. Os casos aumentaram muito e, se Deus quiser, Barueri será referência”, disse Sônia. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp