Temp

Curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental começa nesta segunda-feira

- 27 de março de 2023

Na manhã de segunda-feira (dia 20) teve início o curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental ofertado gratuitamente pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb).  

Na aula inaugural dessa nova turma houve uma apresentação do conteúdo pelo secretário da Sema, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), e pelo geocientista e coordenador do curso, Edson Oliveira da Silva. 

Muito campo a se explorar 
O Agente de Desenvolvimento Socioambiental atua no planejamento, desenvolvimento e implementação de projetos e soluções para questões socioambientais. Isso inclui temas associados ao saneamento ambiental, como manejo correto dos resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto e prevenção da contaminação da água, do ar e do solo. Outros desafios incluem a utilização eficiente dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade e de remanescentes da mata atlântica e de áreas verdes, além de diversas outras questões.   

Para Bidu, esse curso é um diferencial para o aluno, que poderá ingressar totalmente preparado para o mercado de trabalho e fortalecer muito mais o seu conhecimento profissional.  

“Trata-se de um curso em que o aluno, formado como agente socioambiental, poderá ser requerido profissionalmente por vários lugares. Por exemplo, por empresas que estão admitindo profissionais para atuarem nas áreas de saneamento, biodiversidade e educação ambiental. A participação dos alunos no curso agregará valor no currículo, sendo um diferencial importante na busca por trabalhos e emprego”, prevê o secretário. 

A representante da Fieb, Alexandra Escórcio, falou da importância da parceria entre a Fundação a Sema, e como esse curso pode agregar na vida dos alunos. O coordenador Edson informou detalhes do curso relativos às disciplinas e ao cronograma. Ele também apresentou os professores que ministrarão as aulas. Professores e alunos também se apresentaram.  

“O curso está ficando cada vez mais rico, porque a experiência exitosa da primeira turma fez com que a gente criasse os melhores exemplos e, inclusive, ampliasse”, explicou Edson. 

Para Israel Borges, de 26 anos, que atua na área de logística mas está se formando em Geografia, o tema abordado já havia lhe chamado a atenção há algum tempo e pretende adquirir muito conhecimento, pois acredita que poderá ajudar na sua área de formação acadêmica.    

“É uma área que me atrai bastante, desde muitos anos atrás, e vai agregar muito conhecimento com relação à minha faculdade. Estou tirando a minha licença em Geografia e espero adquirir muita experiência e conhecimento com os professores. As expectativas são boas”, disse. 

 

Temp Temp Temp