
Curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental tem início em Barueri
- 27 de agosto de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Resumo:
-
O curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental começou nesta segunda-feira (25) em Barueri, promovido pela Sema em parceria com a FiebTech.
-
Com duração de três meses, a formação gratuita prepara os alunos para atuar em questões ambientais e sociais.
-
A turma é composta por 30 participantes, incluindo jovens e profissionais em busca de novos propósitos.
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, teve início mais uma edição do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, realizado na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). Com 30 vagas preenchidas por ordem de chegada, o curso foi oferecido gratuitamente, com inscrições realizadas entre os dias 28 de julho e 20 de agosto, na sede da secretaria, localizada na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1124, Centro.
Puderam se inscrever estudantes a partir da 2ª série do ensino médio. A aula inaugural contou com a participação do biólogo e gestor ambiental Marco Antônio Heringer de Oliveira, conhecido como Bidu, que destacou a qualidade do curso e sua relevância no mercado de trabalho.
Segundo mencionado, a formação oferecida pela Sema, ministrada por profissionais altamente qualificados, proporciona uma vantagem significativa aos participantes na busca por oportunidades na área ambiental. Outros profissionais envolvidos no curso foram se apresentando seguidamente, compartilhando suas experiências e explicando como cada área de atuação será abordada ao longo da formação.
Saiba mais
Qualificação para atuação prática
Desenvolvido pela Sema em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FiebTech), o curso tem duração de três meses, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h45.
A formação prepara os alunos para identificar problemas socioambientais, propor soluções e desenvolver projetos que contribuam com a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
O corpo docente é composto por engenheiros ambientais, médicos veterinários, biólogos, advogados, químicos da própria secretaria e especialistas convidados.
O conteúdo programático inclui temas como: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (18h) Legislação Ambiental e Políticas Públicas (18h) Gestão do Saneamento Ambiental (36h) Gestão da Biodiversidade (36h) Elaboração de Projetos Socioambientais (36h) e Projeto Integrado (21h).
Expectativas dos participantes
Entre os alunos está Eduardo Rodrigues de Oliveira, freelancer da área de informática, que compartilhou seu entusiasmo com o início das aulas. “Sempre gostei da área ambiental e vinha buscando uma formação relacionada à Biologia. Agora, com esse curso, estou empolgado para colocar a mão na massa e vivenciar tudo na prática”, afirmou.
Já o aposentado Francisco Aparecido Henrique revelou que o interesse pelo meio ambiente surgiu durante sua atuação na área hospitalar. “Tive o primeiro contato com normas ambientais por causa do meu trabalho. Com o tempo, passei a me interessar mais, e agora quero aplicar esse conhecimento no meu dia a dia como um novo propósito de vida.”




