Temp

Encerramento do Outubro Rosa é marcado pela conscientização

- 27 de outubro de 2022

A cerimônia de encerramento do Outubro Rosa 2022 na Secretaria da Mulher, realizada na manhã de quinta-feira (dia 27), foi marcada por apresentações de danças e, principalmente, a conscientização de homens e mulheres sobre os cuidados com a saúde e o diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. 

Através de um vídeo transmitido em telão, o público pode saber o que rolou ao longo dos 30 dias de programação. Na sequência, as alunas do curso de expressão corporal fizeram uma apresentação ao som do tema da campanha “Barueri Veste Rosa”. 

O enfermeiro Jean Robson Lima de Sousa, da Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Mulher, fez o alerta sobre a importância das campanhas em prol da saúde. 

“As campanhas têm a finalidade de chamar a atenção de todos sobre o cuidado com a saúde, além de alertar sobre os fatores de risco que estão presentes não apenas no histórico familiar, mas no estilo de vida. Barueri reúne serviços focados na qualidade de vida, seja por meio de atividades físicas, no incentivo  a uma alimentação saudável e no apoio à saúde mental.  A UBS (Unidade Básica de Saúde) é a porta de entrada, portanto, agende sua consulta e faça o acompanhamento”, ressaltou Jean Robson. 

Núcleo de Combate ao Câncer de Mama 

A gestora do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (NCCM), Marilene Barbosa, destacou a importância das parcerias e da união. 

“Todo o município se envolveu, foi maravilhosa a união de pessoas que contribuem para que o trabalho do Núcleo aconteça. É importante lembrar que as ações não ficam apenas em outubro, em Barueri as ações de acolhimento às mulheres duram o ano todo”, lembrou Marilene.  

A campanha também motivou doações ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. Cerca de 400 itens foram doados, como lenços, turbantes, kits de higiene bucal, mechas de cabelos, dentre outros.  

Pérolas  

A pérola rosa, Ana Maria Ferreira do Nascimento de Oliveira, de 61 anos, descobriu o câncer de mama em 1998 e está no Núcleo desde sempre.  

“Eu participei de todas as maravilhosas ações. Eu amo a caminhada, e se preciso vou até de muleta, porque me sinto bem participando. O Núcleo é minha segunda casa, o acolhimento que nos dão é incrível”, conta a aposentada que participou de todas as atividades propostas ao longo do mês. 

Maria Helenide dos Santos, de 54 anos, ingressou no Núcleo em outubro do ano passado, se sentiu muito à vontade em participar principalmente das rodas de conversa. 

“É um lugar onde você encontra conforto. Me sinto muito à vontade. Sou atleta, jogo vôlei e futsal e toda a vitória quero compartilhar com as meninas do Núcleo. Estou muito feliz também porque já recebi alta definitiva, mas não quero deixar de frequentar o Núcleo”, celebra. 

Cuidando dos homens 

No encerramento também aconteceu a abertura das ações do Novembro Azul, por meio do programa “12 tons deles”. Uma iniciativa que visa, além de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, aproximá-los das pautas femininas, como igualdade de gênero, violência contra a mulher e a quebra de tabus para desconstrução de uma masculinidade tóxica. 

Os professores da Secretaria da Mulher fizeram uma apresentação de dança para celebrar o início das atividades dos “12 tons deles”. O primeiro encontro será no dia 17 de novembro, na Câmara Municipal, às 10h, e tratará sobre “Saúde do homem” conduzida pelo médico Francisco Fabri. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp