Temp

Barueri é premiada pelo Programa Município VerdeAzul por ações articuladas para o meio ambiente

- 27 de dezembro de 2021

Barueri recebeu três prêmios do Programa Município VerdeAzul. Eles são relacionados à articulação e ao reconhecimento de servidores que trabalharam pelo desenvolvimento de ações ambientais, promovidas individualmente e por equipe. As funcionárias contempladas com os prêmios “Interlocutor/Suplente Articulado” foram Ana Maria da Silva e Yara Garbelotto, ambas da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). O terceiro prêmio (Equipe VerdeAzul Articulada) foi entregue à Municipalidade.   

O Programa Município VerdeAzul é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo de São Paulo. O programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades do estado, auxiliando-as na elaboração de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.  

Meio Ambiente na pandemia 
O trabalho em equipe da Sema e das servidoras Ana Maria da Silva e Yara Garbelotto reconhecido pelo Programa não parou com a pandemia causada pela Covid-19. Muitas ações de articulação ambiental foram realizadas no período, como as criações do Parque Linear e do Parque Juventude (em construção), a implementação da coleta seletiva de lixo, a substituição de espécies vegetais doentes e em risco por saudáveis e nativas, como ocorre no parque Dom José, o convenio com a Sabesp para ampliação de rede de esgoto, entre diversas ações ocorridas em 2020 e 2021.  

Reconhecimento 
Segundo Marco Antônio de Oliveira (Bidu), secretário da Sema, a articulação interna para a realização das ações ambientais é fundamental e ultrapassa os limites do Município, influenciando outras localidades. 

“Não adianta só a secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente trabalhar com o conceito proposto pelo programa Município VerdeAzul se as outras Secretarias não contribuírem. Por isso trabalhamos em conjunto com as secretarias de Saúde, de Obras, com a Defesa Civil e com a Guarda Municipal, por exemplo", destacou o secretário. 

Bidu também lembrou da articulação com as cidades vizinhas realizada por meio do Simpósio Regional de Educação Ambiental, entre outros instrumentos de ação.  

“A gente entende que as questões ambientais ultrapassam os limites administrativos, não adianta somente Barueri trabalhar se os outros municípios não trabalharem no mesmo propósito. Então, esse prêmio é um reconhecimento por esse esforço da Prefeitura de Barueri de manter uma equipe diversificada e engajada no propósito no Programa”, comenta.  

Temp Temp