Temp

Prefeitura renova seu Programa Municipal de Educação Ambiental

- 27 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Barueri renovou o Programa Municipal de Educação Ambiental para o período de 2022 a 2025. Nele são abordadas questões educacionais sobre diversas vertentes relacionadas ao meio ambiente, a fim de gerar multiplicadores de conteúdo e munícipes mais conscientes. 

O programa, instituído pela Lei Nº 2.893, de 15 de dezembro de 2021, publicada no Jornal Oficial de Barueri, mostra as diretrizes e ações que Barueri irá retomar para o ensino ambiental. Algumas situações já tratadas antes da lei terão continuidade como reciclagem do lixo, arborização urbana, aproveitamento dos alimentos, entre outras ações. 

Ele conta com a participação de profissionais da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), do Órgão Gestor da Política Municipal da Educação Ambiental (OGPMEA – Sema), da Secretaria de Educação, da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), da Fatec de Barueri, da Fundação Alphaville e da Rede Ecológica.  

Atividades em Barueri 
Dentro da proposta de educação ambiental contida no Programa, o município executa algumas atividades como: 

  • Cursos ambientais 
    A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente oferece semestralmente cursos de reciclagem, reuso de água, conservação do solo, entre outros. 

  • Unidade móvel ambiental 
    Trata-se de uma van adaptada que leva a educação ambiental aos locais mais distantes do município, além do atendimento a empresas, instituições de ensino e em simpósios e eventos. 

  • Guarda Ambiental 
    Além da fiscalização, a Guarda trabalha também na orientação dos munícipes quanto às práticas indevidas contra o meio ambiente e sua regularização como as leis do Lote Limpo e das Queimadas. 

  • Sala Verde 
    Fica dentro do parque Ecológico de Barueri e tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a natureza e o cuidado com ela, além de oferecer livros e palestras para ampliar o conhecimento sobre o assunto. Após as palestras, os envolvidos são convidados para passeios dentro de trilhas no próprio parque, conhecendo a fauna e flora nativas.  

  • Cooperyara 

    Cooperativa que atua no recebimento, separação e venda de materiais recicláveis que são recolhidos pelo sistema de coleta municipal. O local também dá oportunidades às famílias em vulnerabilidade social, em que seus integrantes maiores de idade trabalham na separação do material, recebendo remuneração pela atividade. Ainda é possível visitar a instituição.  

Para Yara Garbelotto, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, que recentemente, recebeu um prêmio do Programa Município VerdeAzul, a Lei Municipal, além de oficializar o Programa, fortalece as ações de educação ambiental que Barueri já desenvolve. 

“Essa Lei dará muita força às ações de educação ambiental que já acontecem no município como reciclagem de materiais, reuso da água, o plantio de árvores, adoção e o controle de pets em vulnerabilidade, por exemplo. Esse conjunto de ações permite o recebimento de recursos de fora e possibilita o surgimento de parcerias que apoiem cada vez mais o exercício ambiental”, explica Yara.  

Temp Temp Temp Temp