
Cultura exibe documentário sobre o cineasta Héctor Babenco no Ponto MIS
- 27 de maio de 2021
A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri em conjunto com o MIS (Museu da Imagem e do Som) exibe neste final de semana o documentário “Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”. No sábado, dia 29, às 18h, tem ainda conversa ao vivo no canal do MIS no youtube (link).
Desde 2020, a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Cultura e Turismo se tornou Ponto MIS, um programa de formação e difusão cultural em todo Estado de São Paulo, que exibe filmes, organiza oficinas práticas e palestras.
O documentário sobre o cineasta argentino radicado no Brasil Héctor Babenco (1946 - 2016) fica disponível pelo canal do youtube do MIS da sexta-feira, dia 28, até as 21h de sábado, dia 29. A classificação sugerida é de 14 anos e terá acessibilidade com tradução simultânea em libras no debate. A exibição tem parceria com a HB Filmes.
No Bate-Papo do “Cinema Pontos MIS” são realizadas exibições de filmes seguidos de debates ao vivo. Para assistir, é necessário se inscrever no link.
Sobre o filme
Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou (dir. Bárbara Paz, Brasil, documentário, 2019, 75 min) trata da trajetória do cineasta e sua relação com a morte. “Eu já´ vivi minha morte, agora só´ falta fazer um filme sobre ela” – disse Babenco à Bárbara Paz, sua esposa na época, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida.
Ela aceitou a missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida.
Do primeiro câncer, aos 38 anos de idade, ate´ a morte, aos 70 anos, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo. Tell me when I die e´ o primeiro filme de Bárbara Paz, mas, também, de certa forma, a última obra de Hector - um documentário sobre filmar para não morrer jamais.
No elenco estão: Fernanda Montenegro, Hector Babenco, Paulo José, Willem Dafoe e Regina Braga.
Bate-papo ao vivo
Acontece com Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts) e Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco).


