Temp

Programa ReNascer dá as boas-vindas à sua 5ª turma

- 27 de maio de 2022

Os 18 integrantes da 5ª turma do Programa ReNascer foram recebidos nesta quinta-feira, dia 26, numa cerimônia realizada na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads).

Com a presença de autoridades municipais, Cáritas, professores, equipe operacional e parceiros, o evento emocionou a todos com as histórias de sucesso de integrantes das turmas anteriores. Nicholas Nunes, da 4 ª turma, tocou e cantou uma música de sua autoria.

Eles venceram
Rubens Tavares, da 3 ª turma, presta serviço no Cepad. Ele contou que não deu certo da primeira vez. “Quando recebi o pagamento, tomei uma.” Após quedas, Rubens assimilou o conceito: “eu quero, eu posso, eu consigo”. Com isso, conquistou muitas vitórias, juntou dinheiro, saiu da Cáritas, paga seu aluguel, comprou um carro e, além de trabalhar, ganha uma renda extra vendendo balas e doces. Aos recém-chegados, ele deixou um conselho: “a mudança de vida está em nossas mãos”.

Lucas Gomes, da 2 ª turma, que hoje presta serviço em uma maternal da cidade, também disse que é preciso “segurar a oportunidade, pois temos a capacidade de mudar, crescer e de realizar”.

João Augusto, da 4 ª turma, deixou outra lição: “se tem uma coisa boa no fundo do poço é que qualquer movimento leva a gente para cima. Olhem à sua volta e ajudem a levantar aqueles que caíram”.

Incentivo
Marco Antonio de Oliveira (Bidu), secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) também destacou a importância de “agarrar as oportunidades” e falou sobre o trabalho na Horta da Gente. “Lá são plantadas verduras e legumes e depois é colhido o amor”, disse.

Para Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, o Programa “faz a gente renascer também. Nossa vida mudou e aprendemos com a experiência de vocês”.

Motivo do sucesso
“Quando Deus dá a vida para nós, ele tem idealizado a perfeição, mas há um tempo determinado para todas as coisas”, disse Sônia Furlan, presidente do Fundos Social de Solidariedade de Barueri e idealizadora do ReNascer.

Comentando sobre o número de pessoas que já participaram do Programa, deixaram a Cáritas  e estão morando em suas casas, ela atribuiu o sucesso ao amor. “Não estamos fazendo isso só porque amamos vocês, é porque somos instrumentos. Eu tenho encontrado o que semeei todos os dias”, disse, emocionada. Sônia declarou ainda que o maior retorno que recebe é ver que o olhar da cidade mudou em relação as pessoas em situação de rua.

Renascer
Desde a criação do ReNascer, em 2018, passaram pelo Programa 97 pessoas divididas em quatro turmas. Destes, 31 bolsistas conseguiram sair da Cáritas – Casa São Francisco de Assis, alugaram suas casas e hoje, alcançaram a tão sonhada independência. Os participantes fazem cursos e passam por um longo processo, participam de oficinas, têm acesso à saúde, atividades esportivas e muito mais. A maioria dos integrantes da 4 ª turma trabalha na Horta da Gente, no Parque Ecológico, plantando e colhendo verduras e legumes (cestas verdes) que são doadas a famílias em alta vulnerabilidade social atendidas pelos Cras (Centros de Referência da Assistência Social). Atualmente são atendidas 500 famílias.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp