Temp

Juventude promove live sobre empatia

- 27 de julho de 2020

Em suas redes sociais, a Coordenadoria da Juventude de Barueri tem realizado semanalmente lives sobre temas relevantes como transtornos alimentares e psicológicos. 

O último assunto abordado pela psicóloga Mirian Duarte, que atua na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), foi empatia. A transmissão mostrou o que é empatia e como exercitá-la em uma sociedade com tendências ao individualismo.

“Nós estamos vivendo um momento de egoísmo, grande intolerância e individualismo, em uma era digital que estamos conectados o tempo todo. Esse excesso de tecnologia tem feito com que estejamos conectados externamente e isso tem dificultado muito a nossa conexão interna”, disse Mirian, que credita a dificuldade em lidar com questões internas ao uso exorbitante de redes sociais.

A falta de autoconhecimento tem impacto direto nas relações. “O doutor Carl Rogers, um dos papas da psicologia humanista, faz uma colocação bacana que diz: ‘ser empático é ver o mundo com os olhos da outra pessoa e não com a minha lente refletida nele’. Para eu entender o outro é preciso olhar as coisas com o olhar do outro”, ressalta a psicóloga.

Momento de construir uma sociedade empática
A profissional lembra que agora, mais do que nunca, é necessário exercitar a empatia. O coronavírus pode não lhe afetar diretamente, mas a imprudência de um pode causar a morte do outro.

Se puder, fique em casa e ao sair, tome os devidos cuidados como uso de máscara e o seu descarte correto, uso de álcool em gel, não entrar em casa com sapatos utilizados rua, não cumprimentar com beijos, abraços e apertos de mão. Todas essas regras parecem duras, pois o ser humano carece do afeto, mas na verdade são uma forma de mostrar empatia e amor ao próximo.