Temp

Fundo de Quintal vem a Barueri para o Dia Nacional do Samba 

- 27 de novembro de 2018

O Dia Nacional do Samba no próximo domingo (dia 2 de dezembro) vai ser comemorado em grande estilo em Barueri. A Secretaria de Cultura e Turismo traz para a cidade o Fundo de Quintal, um dos mais premiados e reconhecidos grupos de samba do país, com mais de 40 anos de sucessos.  

A festa começa às 14h em um palco especialmente montado para a ocasião, próximo ao estacionamento do Ginásio José Corrêa. A comemoração tem ainda os shows do instrumentista e professor de música Sergio “Afinidade”, da Casa de Oficinas de Artes da Secretaria e do Show Batucando com o sambista João Fernandes, além da bateria da Escola de Samba Cadência Paulista, fundada justamente no dia 2 de dezembro de 2014.  

O dia 2 de dezembro foi escolhido para celebrar o ritmo genuinamente brasileiro pela iniciativa do vereador baiano Luís Monteiro da Costa, em 1963, sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna. A ideia foi homenagear a primeira visita a Salvador do compositor mineiro Ary Barroso, em 1940. A data já havia sido cogitada um ano antes no Rio de Janeiro, por ocasião do Primeiro Congresso Nacional do Samba, evento patrocinado pela Confederação Brasileira das Escolas de Samba (CBES), pela Associação Brasileira das Escolas de Samba (Abes), pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, pelo Conselho Nacional de Cultura e pela Ordem dos Músicos do Brasil. 

A grande atração do evento em Barueri, o grupo Fundo de Quintal, vem à cidade para cantar seus grandes sucessos. Famoso em todo o Brasil, é também o “berço” de sambistas consagrados como Jorge Aragão, Almir Guineto, Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas, entre outros.  

Cultura no Parque  
Também no domingo, no Parque Municipal Dom José, às 11h, o músico de Barueri “Violeiro Jean Carreiro” leva ao palco do bosque os grandes sucessos da música caipira. Jean segue carreira solo desde o ano passado e gravou ainda seu primeiro CD “Viola Doce Presente”. O Cultura no Parque acontece todo domingo, às 11h e a entrada é franca. 

Onde: Parque Municipal Dom José - rua Ângela Mirella, 500 - Vila Porto.