“Dia D” de mobilização contra Influenza e Sarampo acontece neste sábado, dia 30

- 28 de abril de 2022

Neste sábado (30 de abril) está programado o “Dia D” de vacinação contra Influenza e Sarampo em todo o Estado de São Paulo. Em Barueri, a campanha é promovida pela Secretaria de Saúde e é voltada principalmente para as crianças que estão na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores do setor de saúde e idosos com mais de 60 anos (estes últimos apenas para a vacinação contra Influenza).

A iniciativa faz parte da Campanha Nacional contra Influenza e Sarampo, do Ministério da Saúde, e tem por estratégia atingir a meta de 90% das pessoas com indicação para serem vacinadas. Assim, a Secretaria de Saúde vai mobilizar o atendimento ao público neste sábado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no polo do Centro de Eventos e em dois postos volantes nos seguintes moldes:

UBSs e postos volantes vacinarão das 8h às 16h e aplicarão apenas as vacinas contra Influenza e Sarampo no público-alvo preconizado (crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da Saúde e idosos com mais 60 anos).

O Centro de Eventos vacinará das 8h às 17h e aplicará apenas as vacinas contra Influenza e Covid-19 no público-alvo, citado acima (a vacina da Covid-19 está disponível para todos os públicos aptos à 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses).

Postos volantes
Serão disponibilizados dois postos volantes em Alphaville e na Aldeia da Serra das 8h às 16h. Confira endereços na tabela abaixo.

De acordo com o documento técnico que norteia a ação, como as campanhas coincidem com a vacinação contra a Covid-19, não é necessário um intervalo entre as doses para os maiores de 18 anos.

Vacinação continua
O Dia D é uma ação para intensificação da campanha de multivacinação. A imunização contra o Sarampo está ocorrendo desde o dia 4 de abril e vai até o dia 3 de junho de 2022 em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta durante seus horários de funcionamento.

A vacinação contra a Influenza está iniciando sua 2ª etapa no dia 30 de abril ampliando a imunização para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Também está ocorrendo em todas as UBSs da cidade e também no polo do Centro de Eventos, juntamente com a vacinação contra a Covid-19.

Certificação do sarampo
Conforme Tania Mayumi Koyama Honda, responsável pela vacinação da Vigilância em Saúde de Barueri, “não houve registros de casos de sarampo neste ano na cidade, mas temos casos em São Paulo e em 2018 o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença. O plano é retomar a certificação concedida pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde)”.

Sobre a Influenza, Tania ressalta que é importante tomar a vacina todos os anos em razão das mutações sofridas pelo vírus transmissor da doença.

Doenças graves
Tanto a Influenza quanto o sarampo são doenças graves que podem levar a óbito. No caso da Influenza, trata-se de uma doença respiratória infecciosa de origem viral, com elevada taxa de transmissibilidade, podendo se disseminar com facilidade em epidemias sazonais, chegando até a causar pandemias. Já o sarampo é uma doença infecciosa, aguda, também extremamente contagiosa, que pode levar a óbito, principalmente em crianças de até um ano de idade.

Locais de vacinação neste Dia D:

Região leste

Horário de atendimento ao público

UBS Armando Gonçalves de Freitas

R. Padre Cícero Romão Batista, 155 - Parque Imperial

UBS Amaro Jose de Souza

Rua Petrolina, 178 - Jardim Mutinga

UBS Maria M. de Macedo

R Vicente Nunes Ribeiro, 294 - Jardim Santa Cecília

UBS Benedito Oliveira Crudo

R. Benedita Guerra Zendron, 225 - Vila São João

UBS José Francisco Caiaba