Temp

Emef Osmarinho cria projeto sobre educação na era digital

- 28 de maio de 2019

Com a implantação do programa Google For Education, as escolas da rede estão implementando uma série de ações pensando no tema tecnologia. Na Emef Carlos Osmarinho, do Jardim Flórida, as professoras Geovana Novais e Maria Sandra criaram o projeto intitulado Homo Zappiens, baseado no livro “Homo Zappiens – Educando na Era Digital”.

De acordo com as professoras, a iniciativa visa trabalhar com uma metodologia de ensino que privilegie curiosidade, questionamento, protagonismo e, principalmente, o cotidiano da geração atual, que está muito envolvida com a cibercultura e com o uso de recursos tecnológicos.

Os alunos estão trabalhando com ferramentas da Google For Education, tais como o Google Docs e o Google Chat para escrita colaborativa e simultânea. O projeto também está priorizando o ensino de armazenamento e a organização de arquivos no Google Drive e exercícios em salas de aula virtuais (Google Sala de Aula).

As novas iniciativas contam ainda com provas, simulados e atividades on-line, com resultado imediato e feedback dos erros e acertos por intermédio do Google Formulários. Os estudantes também estão participando de atividades interdisciplinares relacionando temas de história e língua portuguesa, a partir do uso da plataforma de leitura chamada Game Arkos. 

Para envolver a comunidade, as professoras estão organizando apresentações e circuito de palestras para os pais e responsáveis das crianças abordando o tema Segurança na Internet, além de rodas de conversas com os alunos sobre o uso ético e seguro das redes sociais e de games na internet e expedição por diversas paisagens do mundo através de óculos de realidade virtual.

O projeto Homo Zappiens foi pensado para articular o trabalho de alunos e familiares, professores, gestores e demais funcionários da escola. De acordo com a diretora Juliana Costa Rosa, o resultado está sendo um sucesso e será demonstrado em uma Mostra de Trabalhos que acontecerá no início do mês de agosto.

Temp Temp