Temp

Evento de recepção a novos farmacêuticos reforça importância da cooperação

- 28 de maio de 2019

Recentemente, 12 novos farmacêuticos ingressaram na Prefeitura de Barueri, chamados pelo concurso público. Ligados à Secretaria de Suprimentos, os profissionais que atendem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Farmácia Central serão 40 ao todo ainda este ano. 

Para integrar os recém-chegados e explicar toda a estrutura municipal, a equipe da Farmácia realizou um evento especial na manhã de segunda-feira (dia 27) no auditório da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Cerca de 27 profissionais reuniram-se na ocasião. 

No primeiro bloco, as farmacêuticas Andréa Santana de Brito e Amanda Inigo Hirata recepcionaram a todos e, por meio de slides, trouxeram informações como o número de habitantes de Barueri, principais públicos da Farmácia Municipal, equipamentos da rede de saúde, componentes da assistência farmacêutica e políticas de saúde, dentre outros.  

A ampliação da assistência farmacêutica no município permeou a conversa. Amanda contou que há 10 anos, quando chegou, eram apenas quatro farmacêuticos na municipalidade e hoje o número está 10 vezes maior. Ainda sobre essa atuação, foi frisada a importância de o farmacêutico compor os grupos multidisciplinares que existem dentro das UBSs. 

Moabe Custódio, responsável pelos Recursos Humanos dos Suprimentos Farmacêuticos, diz que a ideia é ter ao menos dois profissionais dessa área em cada UBS. “A farmácia funciona durante todo o expediente dos dispositivos de saúde, contudo, precisa de um responsável técnico e essa é a função do farmacêutico: entrar com a responsabilidade técnica e a assistência farmacêutica. Ele vai compor algo a mais, é um trabalho específico atendendo ao paciente”, esclarece Moabe. 

Cultura colaborativa 
Cooperação foi a palavra de ordem durante todo o encontro, especialmente após a palestrante Lucia Fernanda dos Santos, que também é farmacêutica, assumir a palavra. Ela realizou diversas dinâmicas com a turma de forma a demonstrar na prática o quanto a colaboração é importante para o desempenho de qualquer função, principalmente no cuidado à saúde alheia. 

A convidada é especialista em farmácia clínica e em pedagogia da colaboração e metodologias colaborativas. “Quando a gente cuida um do outro, de uma certa forma está cuidando da saúde, porque a definição do que é saúde é cuidar do social, do emocional, das boas relações. Falar de cooperação também é cuidar de saúde. Cuidar do ambiente onde você está trabalhando, fazendo com que ele seja mais saudável, te traz menos estresse e você adoece menos. Pro corpo funcionar tem que estar agindo junto, tem que ter cooperação entre os órgãos e para que uma equipe trabalhe bem tem que ter cooperação”, reforça Lucia Fernanda.  

Em nome disso, os participantes exercitaram ações como olhar nos olhos, apertar as mãos, abraçar, guiar, orientar, se comunicar. Eles também descreveram características importantes no dia a dia para o bom desempenho do trabalho. Empatia, lealdade, organização, comprometimento, disciplina, compartilhamento foram alguns dos pontos citados pela equipe. 

Atuando na cidade há apenas duas semanas, o farmacêutico Luis Roberto Masao Watanabe sentiu na pele como isso funciona. Ele conta que se surpreendeu ao chegar, pois tinha uma imagem diferente do trabalho na instância pública. “Estou gostando bastante. Aqui o pessoal tem outra visão, todo mundo colabora, quer melhorar a atenção farmacêutica e isso dá pra ver em todos os funcionários, desde os farmacêuticos até os auxiliares. Essa integração é uma prova disso, todo mundo aqui quer colaborar, tanto profissionalmente quanto com o cidadão, pra ele ter uma melhoria, porque tudo que a gente faz reflete neles”, expressa o especialista. 

Em Barueri, além da Farmácia Central, que funciona 24 horas por dia, há farmácias dentro das 18 UBSs. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp