Temp

Barueri amplia faixa etária para vacinação da gripe até esgotamento das doses

- 28 de junho de 2018

A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou na sexta-feira (dia 22), após o Ministério da Saúde determinar sua prorrogação em dois momentos. No entanto, os municípios que ainda tiverem doses sobrando podem continuar aplicando nas pessoas que compõem o grupo de risco.

É o caso de Barueri, que decidiu ampliar a faixa etária do grupo prioritário até que as doses disponíveis se esgotem. Não restam muitas e, após esgotadas, não serão repostas. Desde segunda-feira (dia 25), adultos entre 50 e 59 anos e crianças entre 5 e 9 anos podem ser vacinados também.

Até então, a vacina estava sendo destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas com 60 anos ou mais, além de gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas / imunodeprimidos, população prisional e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores.

A imunização segue nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barueri durante seus horários de funcionamento. “Objetivando aumentar a cobertura, estamos pedindo à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) para chamar as crianças, as gestantes, fortalecer a importância da vacinação para esse público”, afirma a coordenadora chefe de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini.

Até o dia 14 de junho foram vacinadas 44.466 pessoas no município, obtendo uma cobertura de 84,65% da população-alvo, registrando baixos índices na cobertura de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, bem como de gestantes, respectivamente com cobertura de 62,9% e 50,54% no período.