Workshop sobre sustentabilidade conscientiza educadores da Maternal Marisa Odaine

- 28 de setembro de 2021

As ações de conscientização sobre a sustentabilidade já começaram a fazer parte dos órgãos da prefeitura, e começaram pela Educação, que abriga os mais eficientes multiplicadores: as crianças. O lançamento oficial do Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no último dia 23, possibilitou a criação de um cronograma voltado a essa causa.

Na manhã de sábado (dia 22), ocorreu o Workshop de Sustentabilidade na Maternal Marisa Odaine de Oliveira Molina, no Vale do Sol. O evento contou com a presença de autoridades como a deputada federal Bruna Furlan e a representante do Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável, Mônica Picavêa, que palestrou junto à equipe escolar.

O objetivo do Workshop, além de desenvolver multiplicadores, que ensinarão e conscientizarão as futuras gerações sobre os cuidados com o meio ambiente, também foi o de mostrar como nos relacionamos com o mundo e a necessidade de trabalhar a Agenda 2030 com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O lema primordial é “não deixar ninguém para trás”.

Na ocasião, a palestrante Mônica explicou cada um dos 17 objetivos e deu exemplos de como a valorização do ser humano é possível, aproveitando suas qualidades e habilidades. Ela também traçou um panorama mundial de como queimadas e todo o desequilíbrio ambiental impactam no clima, provando como o equilíbrio e a cultura de paz podem salvar o planeta.

A importância da regeneração e da "economia verde", da reposição e compensação dos recursos naturais, do minimalismo, do consumo consciente e outras formas eficientes de consumo de energia, de troca e compartilhamento de materiais foram alguns dos pontos discutidos. O tempo e o trabalho (conhecimento), a relação de confiança entre as pessoas e a união pelo bem comum, beneficiando a economia local, o uso de moedas locais com o valor de troca somente para aquele grupo, ao invés do papel moeda oficial também fizeram parte da conversa.

Segundo Monica Picovêa, além de formar transformadores e conscientizar as futuras gerações, o workshop permite que as pessoas descubram o melhor dentro de si, dedicando suas qualidades para o melhor que podem fazer para contribuir com a causa sustentável em Barueri, tornando essas ações parte do município. “Traz o que te motiva a fazer coisas e o que a gente já pode fazer, que é que a gente vai trabalhar agora, o que sou eu, onde estou, como professora com os meus talentos, não só os que eu tenho de professora, mas outros, uma canta, outra dança, outra faz bichinho de bexiga, enfim, o que eu posso fazer?”, provocou ela diante do público atento.

“Espero que isso se tornem ações organizadas. Se cada escola tiver ações, a hora que eu fizer um cronograma da cidade, da Educação, eu vou ter ações em todas as escolas, transformadoras, multiplicadoras. Eu vou ter essas ações que vão envolver os pais, as crianças, que vão multiplicar as coisas", comentou, esperançosa.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp