Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Parar de fumar pode ser um desafio, mas ninguém precisa enfrentar esse processo sozinho. Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá uma programação especial de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Ganha Tempo. As atividades têm como objetivo alertar a população sobre os prejuízos causados pelo tabagismo, incentivar a adoção de hábitos saudáveis e divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela rede municipal para quem deseja abandonar o cigarro.
O tabagismo está entre os principais fatores de risco para diversas doenças, como câncer, enfermidades cardiovasculares e problemas respiratórios. Além do cigarro convencional, os dispositivos eletrônicos para fumar e outros produtos derivados do tabaco também representam riscos à saúde e podem causar dependência.
Informação e prevenção
Durante todo o mês de agosto, profissionais da rede municipal promoverão palestras, rodas de conversa, grupos terapêuticos e atividades de autocuidado para conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco. As ações também destacarão a importância da adoção de hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Essas medidas contribuem para a prevenção de diversas doenças e para a melhoria da qualidade de vida.
Saiba mais
Quer parar de fumar?
A rede municipal pode ajudar Além das atividades de conscientização, a Secretaria de Saúde oferece, durante todo o ano, grupos de apoio ao tratamento do tabagismo, conduzidos por equipes multiprofissionais.
Nos encontros, os participantes recebem orientações sobre a dependência da nicotina, aprendem estratégias para controlar a vontade de fumar e, quando necessário, têm acesso ao tratamento medicamentoso, ampliando as chances de abandonar o cigarro com segurança e apoio especializado.
Os grupos são realizados nas seguintes UBSs:
-
UBS Hélio Berzaghi (Jardim Paulista);
-
UBS Armando Gonçalves de Freitas (Parque Imperial);
-
UBS Edini Cavalcante Consoli (Jardim Tupã);
-
UBS Maria Francisca de Melo (Parque Viana);
-
UBS Hermelino Liberato Filho (Jardim Belval);
-
UBS Benedito de Oliveira Crudo (Vila Boa Vista).
Os interessados podem procurar uma dessas unidades para obter informações sobre inscrições, datas das próximas turmas e critérios para participação.
De olho na programação
3 de agosto (segunda-feira)
-
8h – UBS Elisabeth Izilda Duleba
4 de agosto (terça-feira)
-
10h – UBS Armando Gonçalves de Freitas – Grupo terapêutico
6 de agosto (quinta-feira)
-
9h – UBS Hélio Berzaghi
-
9h – UBS Hermelino Liberato Filho
7 de agosto (sexta-feira)
-
9h – UBS Benedito de Oliveira Crudo – Grupo de autocuidado
12 de agosto (quarta-feira)
-
8h – UBS Maria Francisca de Melo
19 de agosto (quarta-feira)
-
15h – UBS Júlio Lizart
24 de agosto (segunda-feira)
-
7h – UBS Raquel Sandrini Ruela
25 de agosto (terça-feira)
-
8h – UBS Pastor José Roberto Rossi
27 de agosto (quinta-feira)
-
7h – UBS Roque Ribeiro
28 de agosto (sexta-feira)
-
7h – UBS Katia Kohler
-
7h – UBS Dr. Luiz Fernando Nardy
-
8h – UBS Adauto Ribeiro
-
8h – UBS Edini Cavalcante Consoli
-
8h – UBS Cleuso de Oliveira
-
8h – UBS Pedro Izzo
-
9h – UBS João Siqueira
-
10h – UBS Aldeia da Serra
-
10h – Ganha Tempo
-
13h – UBS Maria Magdalena Macedo.
31 de agosto (segunda-feira)
-
8h – UBS Vince Nemeth
-
8h – UBS José Francisco Caiaba
Da redação
Crédito da foto: Tatiane Zechetto/Secom