Temp

CIT usa tecnologia para levar mais conforto e funcionalidade aos atendimentos da SADS 

- 29 de março de 2019

O número pode variar, mas pelo menos 400 pessoas passam todos os dias pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) de Barueri. Com um fluxo tão intenso, é mais do que compreensível que a tecnologia seja adotada para tornar esses atendimentos mais ágeis, funcionais e, claro, confortáveis ao público. 

Atendendo a essa premissa, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura trabalhou bastante para que hoje diversas dessas funcionalidades fossem disponibilizadas no local. Uma delas são os painéis inteligentes. 

Implantada há um ano, a solução aboliu o modelo antigo, no qual a pessoa precisava levantar-se da cadeira para avançar na posição de espera a cada chamado. Com a implantação do novo sistema, já na triagem é emitida a senha, permitindo que o cidadão aguarde bem acomodado até ser chamado. Painéis eletrônicos mostram a senha solicitada em áreas de destaque e também exibem vídeos institucionais sobre serviços ofertados pela Prefeitura.  

De acordo com o coordenador do CIT, Jonatas Randal, a tecnologia veio complementar o sistema de gestão da SADS, que é excelente. “A recepção da SADS já tem um poderoso sistema de gestão daquela Secretaria que supre desde os aspectos de atendimento até o gerenciamento de entrega de benefícios. O que especificamente houve foi a implantação, no início de março de 2018, de um sistema de gestão e gerenciamento da fila de atendimento”, especifica Randal. 

Mais agilidade e precisão 
Além do atendimento em si, o mecanismo também ajuda na análise e concentração de informações internas relacionadas à rotina do órgão, como aferição do tempo de espera, produtividade da equipe, dentre outros. Tudo isso municia os gestores para tomadas de decisões e na criação de ainda mais melhorias. Essa característica, inclusive, foi salientada para pela secretária da pasta, Adriana Bueno Molina: “pra nós, é uma ferramenta de autoavaliação, porque podemos medir o tempo de cada atendimento”.  

Para Adriana, o novo sistema organizou os atendimentos e, melhor ainda, reduziu as filas, já que trouxe mais agilidade ao dia a dia da Secretaria. “Quando a pessoa chega, já recebe uma senha direcionada para determinado serviço”, exemplifica a secretária.  

O CIT levou cerca de duas semanas para a implantação da ferramenta. Jonatas explica que não se trata apenas da instalação dos diversos equipamentos, como as TVs e as impressoras de senhas, houve também o treinamento junto à equipe e a configuração do sistema obedecendo aos parâmetros da Secretaria.  

Temp Temp