Temp

Prefeitura entrega Praça de Lazer na Vila Porto 

- 29 de março de 2019

A Prefeitura de Barueri oficializou na quarta-feira (dia 27) a entrega da praça Darci Fortunato Novais, na Vila Porto (bairro Boa Vista). O novo equipamento público é uma das cerca de 20 praças e áreas de lazer que a Prefeitura constrói ou reforma em Barueri, em locais como: Engenho Novo, Aldeia de Barueri, Jardim Belval, Jardim Audir, Jardim São Pedro, Jardim Paulista, Jardim Esperança, Parque dos Camargos e Jardim Líbano. 

“Sinto-me feliz em entregar essa praça à população da região. Vim aqui por várias vezes, pois é um projeto que há muito tempo eu desejava construir. Passava aqui e via um amontoado de lixo e ficava incomodado”, destacou o prefeito Rubens Furlan, completando que se baseou na nova praça do Largo da Batata, em Pinheiros (Capital). “Saí daqui e fui até lá ver com o secretário de Obras e vice-prefeito Roberto Piteri, e eu disse a ele: quero um projeto assim para Barueri, uma bela praça”. 

Construída entre o 18º GB (Grupamento de Bombeiros) e o Centro de Diagnósticos, a praça da Vila Porto ocupa terreno de 10.921,40 metros quadrados, na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis com a rua Cabo PM José Maria Schiavelli. Tem dois playgrounds, bicicletário, pergolado metálico, estacionamento com 45 vagas, espaço para tênis de mesa, conjuntos de mesa e banco, totem para carregar celular com energia solar, wi-fi grátis, bebedouros e paisagismo, com plantio de árvores (maioria plátano), resedá e ipê. 

Programação  
A abertura oficial da praça foi marcada com atividades do programa Cultura na Praça, da Secretaria de Cultura e Turismo; aula de crossfitness, da Secretaria de Esportes; aula de Expressão Corporal, da Secretaria da Mulher, Música na Praça (Cultura), participação da Sabesp com o programa “Guardião das Águas”, educação ambiental, adoção de animais, Mães Cuidadoras, programa Meu Futuro, food trucks, Ouvidoria Itinerante e educação no trânsito, dentre outras ações.  

Reconhecimento 
Integrante do grupo da Aula de Expressão Corporal, da Secretaria da Mulher, Maria José Rosa (Rosinha), destacou a praça e a sua importância para os frequentadores. “Achei tudo muito lindo. Ótima praça! Pode trazer grandes benefícios à saúde; um bom lugar para as famílias esfriarem a cabeça e se divertirem”.   

Para a família de Darci Fortunato Novais, que faleceu em janeiro de 2018, aos 65 anos de idade, o novo equipamento é especial. “É honra para nós passarmos por aqui e vermos o nome do meu esposo nesta praça. Ele era caminhoneiro e voluntário. Neste lugar havia uma lagoa que ele ajudou a encher. O Darci era uma pessoa muito humilde. Ajudou a abrir Alphaville e sempre trabalhou com amor e dedicação”, contou Nair Vieira Rodrigues Novais, moradora da Vila Porto, técnica em enfermagem aposentada. “Estamos homenageando uma pessoa querida, com uma história bonita, que se perpetua com a entrega desta praça”, concluiu o prefeito.  

Temp Temp Temp Temp