Sábado, 4 de maio, é dia D de vacinação contra a gripe

- 29 de abril de 2019

O dia D de vacinação contra a gripe acontece em todo o Brasil no sábado (dia 4 de maio de 2019). Em Barueri abrirão as portas para imunizar o público prioritário as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de seis postos volantes distribuídos em locais estratégicos da cidade. A vacina imuniza contra os vírus influenza A, B e C - os três tipos identificados no País.

O imunológico é destinado a crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 9 meses e 29 dias),  gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, idosos a partir de 60 anos, pacientes crônicos (doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias), policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A vacina está sendo aplicada em todo o Brasil desde o dia 10 de abril e segue até 31 de maio. O dia D, também chamado de Dia de Mobilização Nacional, serve para reforçar a ação, facilitando para aqueles que devem se vacinar e não conseguiram ir até uma unidade de saúde durante a semana.

Em 2018 Barueri imunizou 52.381 pessoas contra o vírus influenza, atingindo 99,71% da cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde. Este ano a meta é vacinar 56.549 pessoas pertencentes ao público-alvo.

Postos volantes
Além das UBSs, cinco postos volantes aplicarão a vacina no dia D em regiões como Alphaville, Tamboré, Bairro dos Altos e Aldeia da Serra. São eles:

- Alpha Shopping
Endereço: Al. Rio Negro, 1033 - Alphaville

- Solar Ville Garaude
Endereço: Av. Copacabana, 536 – Alphaville

- Condomínio Morada dos Pássaros
Endereço: Av. Dos Pássaros, s/nº – Aldeia da Serra

- Carrefour Tamboré
Endereço: Av. Piracema, 669 – Tamboré

- Emeief Prof. Eneias Raimundo da Silva
Endereço: Estr. Dr. Cícero Borges de Morais, 2.371 – Bairro dos Altos

Dois postos volantes estão atendendo também durante a semana. É o caso do Solar Ville Garaude, destinado apenas a idosos, das 9h às 16h; e da Clínica de Saúde UNIP (Al. Amazonas, 492 – Alphaville), somente as segundas e sextas-feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h.