Temp

Teste do pezinho previne deficiência

- 29 de maio de 2018

Na quarta-feira (6 de junho) é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, realizado obrigatoriamente em recém-nascidos. O exame detecta e previne diversas doenças que podem comprometer o metabolismo do bebê. Após 48 horas do seu nascimento, através de uma rápida picada no pé, são coletadas pequenas amostras de sangue, quantidade suficiente para, inclusive, diagnosticar alterações que podem causar deficiência intelectual.

Em Barueri, os casos identificados são acompanhados e mais exames são realizados, garantindo eficácia em tratamentos de doenças graves e contribuindo com a qualidade de vida da criança.

"São várias as doenças diagnosticadas pelo teste, como o hipotireoidismo congênito que está associado ao atraso do desenvolvimento neurológico, porém, isso pode ser facilmente resolvido com a reposição hormonal. O tratamento é fácil, barato e acessível. Já a fenilcetonúria trata-se de um erro no metabolismo, o seu diagnóstico previne sequelas intelectuais e hepáticas. Essa doença é rara, mas o tratamento é fácil e tem cura", explica a pediatra Carolina Montonari, que atua na Maternidade Municipal de Barueri.

Para o médico obstetra Brunno Fiorita, também da Maternidade, existem muitas mães que desconhecem a importância do exame. “A falta de informação pode levar ao relapso de a mãe não apresentar os resultados do teste para o pediatra. Em Barueri, além de as mães receberem a orientação no pré-natal nas UBSs, os profissionais da Maternidade acolhem sempre reforçando a extrema importância do acompanhamento dos resultados.”

Picadinha do bem
Apesar do choro do pequeno Lorenzo, de apenas dois dias de vida, que recebeu a "picadinha do bem", sua mamãe Larissa Felix estava feliz, na manhã de segunda-feira (dia 28), por saber que ele terá o atendimento garantido em Barueri, caso seja diagnosticada alguma alteração nos exames. "Fazer este teste traz segurança. Fico tranquila em saber que temos esse amparo médico no município", relatou.

Cuidado pleno
Quando se detecta um atraso no desenvolvimento do bebê, a UBS encaminha o caso para o CER (Centro Especializado em Reabilitação) serviço da atenção especializada da Secretaria de Saúde para avaliação. Lá é detectado o atraso no desenvolvimento ou uma deficiência intelectual. Na SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri), as crianças com deficiência, diagnosticadas ou não pelo teste do pezinho, são atendidas pelos serviços nas áreas culturais, esportivas, de lazer, e também na equoterapia (montaria terapêutica que estimula o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa com deficiência). 

Temp