Temp

100 anos da Semana de Arte Moderna é tema do desfile de 7 de Setembro deste ano

- 29 de agosto de 2022

Está tudo pronto para o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que em Barueri reúne milhares de pessoas na grande estrutura montada em frente ao Ginásio José Corrêa.

O desfile que não acontecia desde 2019, por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano promete ser grandioso.

O tema escolhido para ser trazido ao longo do desfile é o centenário da Semana de Arte Moderna, oportunidade em que terão destaque os principais artistas e obras de arte que marcaram o importante período.

Para celebrar o Dia da Independência, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) está organizando um bonito evento, que conta com a participação e a parceria de outras Secretarias e instituições.

Para dar início às comemorações, às 8h acontece o hasteamento de Pavilhões na Câmara municipal, seguido da revista à tropa.

Em seguida, por volta das 8h30, o palanque instalado em frente ao ginásio José Corrêa recebe o grandioso desfile com o seguinte cronograma: Inspetoria de Administração e Logística da Guarda, Divisão do Corpo Musical Maestro Moni, Arsenal de Guerra de São Paulo,  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – PROFESP, 20º Batalhão de Polícia Militar de São Paulo, 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Oeste), Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social,  Secretaria de Mobilidade Urbana,  Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente,  Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Família – Parque da Maturidade José Dias da Silva, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade Urbana - Agentes Mirins.

A Secretaria de Educação desfilará com 10 escolas e cerca de 1000 alunos. Cada unidade de ensino homenageará um artista da época: EMEF Elisabet Titto (Menotti Del Picchia), EMEI José Oliveira da Silva “Seu Zequinha” (Heitor Villa Lobos),  EMEI Elisabet Titto (Mário de Andrade),  EMEF Osvaldo Batista Pereira (Guilherme de Almeida), EMEF Amador Aguiar (Victor Brecheret), EMEF Estevan Placêncio (Anita Malfatti),  EMEF João Carvalho de Lima (Ronald de Carvalho), EMEF José Leandro de Barros Pimentel (Oswald de Andrade), EMEF Julio Gomes Camisão (Di Cavalcanti), EMEF Suzete da Costa e Silva Mariano (Guiomar Novaes), EMEF Agenor Lino de Mattos (Graça Aranha), EMEF Eizaburo Nomura (Tarsila do Amaral)

A FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri), representada pelos ITBs e o Cursinho Pré-vestibular, também marcará presença no desfile, além da Secretaria de Esportes e o grupo de Escoteiros Aventureiros e Desbravadores, que encerrará as festividades.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp