Barueri está entre os 100 melhores municípios em desenvolvimento ambiental

- 29 de agosto de 2022

A política ambiental implementada pela Prefeitura de Barueri foi mais uma vez reconhecida pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), do governo do Estado de São Paulo. A cidade está entre as 100 melhores do estado em gestão ambiental.

No último dia 23, representantes da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri receberam o troféu e a certificação do PMVA no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), ressalta que o município vem avançando continuamente nas questões ambientais, com ações concretas implementadas ao longo dos últimos anos. “Quando assumi a Secretaria em 2017 estávamos na 174º posição, hoje estamos entre os 100 municípios com melhor desempenho ambiental”, compara.

No ranking geral de municípios que estão mais bem posicionados no desenvolvimento ambiental, Barueri figura no 97º lugar, à frente de cidades da região como Santana de Parnaíba (165ª colocação) e Osasco (173ª).

Ações de referência para o meio ambiente
Barueri conseguiu essa posição devido ao trabalho desenvolvido em várias frentes, como os relacionados ao bem-estar de animais domésticos e silvestres (adoção de pets, Resgate Animal e implementação do Centro de Triagem de Animais Silvestres), a ampliação de áreas protegidas, como os parques Ecológico (Alphaville), Linear (Jardim Boa Vista), Taddeo Cananeia (Parque Imperial), além do Parque da Juventude (em construção).

A cidade também priorizou setores como o de fiscalização ambiental, o plantio de árvores, incluindo atividades diretamente relacionadas a outros setores da Administração, como a construção de próprios públicos com placas de energia solar e captação da água da chuva, certificação ISO 14001 (que auxilia na identificação e gestão dos riscos ambientais) da Câmara de Barueri, do projeto Horta da Gente, ampliação da malha de ciclovias, iluminação pública com lâmpadas de LED (que economiza mais energia), entre outras ações.

A diretora de Planejamento Ambiental da Sema, Yara Maria Garbelotto, destaca que Barueri tem potencial para subir ainda mais no ranking do PMVA e de outros indicadores de sustentabilidade ambiental.

“Nós também temos uma política municipal de preservação de Mata Atlântica, estamos ampliando o número de ciclofaixas, aumentando os parques, como o da Juventude, sem falar do trabalho com a fauna doméstica e silvestre. Isso tudo nos qualifica para melhorarmos ainda mais nossa posição no ranking”, afirma Yara.

PMVA
Lançado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em 2007, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) busca mensurar e dar auxílio a gestão ambiental, descentralizando esta prática e valorizando a agenda de meio ambiente dos municípios.

As ações propostas pelo programa compõem 10 diretivas que guiam a iniciativa, contemplando os seguintes temas: Gestão de Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos e Biodiversidade.

Temp Temp