Somando palavras: professor de matemática ganha prêmio de literatura

- 29 de outubro de 2022

“Sonho com um mundo onde a criação literária seja uma forma de identificação, inventividade e posicionamento”. Assim pensa o professor de matemática Vitor Aparecido Pereira da Costa, de 32 anos, da rede municipal ensino de Barueri sobre a arte de escrever. O seu talento literário foi reconhecido nacionalmente em um concurso de poesia e prosa da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP).

Vitor alcançou o terceiro lugar na categoria “poesia de 19 a 39 anos”. Este concurso, realizado no início de outubro com mais de mil inscritos não é o primeiro que Vitor participa e ganha. Ele conta sobre sua paixão pelo mundo das letras.

“Foi na pré-adolescência, quando eu percebi que tinha facilidade para me expressar na forma escrita, depositando meus sentimentos nas páginas finais dos meus cadernos de escola. Desde então a poesia se tornou uma forma de terapia e também de libertação”, conta o professor da Emef Carlos Osmarinho de Lima.

Números e palavras
Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Vitor soma as duas paixões – as letras e os números -, mas confessa que a escolha da carreira em Exatas foi, também, guiada pelas oportunidades no mercado de trabalho.

“Se sustentar financeiramente como escritor não é nada fácil. Porém, nunca deixei a poesia de lado, nunca deixei de escrever, mesmo sem tanto tempo para isso”, afirma.

A poesia
A vocação de Vitor foi reconhecida com a premiada poesia “Mundo moderno”, e segundo o escritor, trata-se de uma poesia de resistência. “Embora as obrigações da vida moderna nos consumam até o ‘osso’, ainda há espaço para o lirismo poético, mesmo em um mundo cético”, acredita.

Na poesia essa afirmação fica clara no trecho: “Ah se pudéssemos viver de alienação e poesia / Como seres plenamente livres / Que se nutrem de criatividade / Porém somos prisioneiros das obrigações / Do corpo e do meio”.

Saberes multiplicados

Sem deixar a matemática de lado, Vitor compartilha o seu gosto pela poesia com os alunos. Isso fez com que os jovens se sentissem à vontade para falarem também de seus interesses pela escrita. Esse é caso de Gabriel Souza Eugênio, de 18 anos, que também é MC e participa de batalhas de rimas. Ele revela sua admiração pelo professor.

“O olhar sensível dele sempre esteve presente. Ele tentava simplificar a matemática através de desenhos de animes que fazia na lousa. Me identifiquei muito com ele e a gente trocava poesias. Ele sempre foi um dos maiores incentivadores. Eu cheguei a fazer rimas sobre matemática na aula”, disse Gabriel, que revela o quanto se orgulha de seu mestre.

“Acredito que ele ainda será conhecido no mundo. O que ele fala é do coração e verdadeiro”, conclui Gabriel. O jovem foi aluno de Vitor quando estava no 9º ano, em 2019, e mantém o contato e a amizade até hoje.

Você pode conferir a poesia completa do professor Vitor clicando AQUI. Vale lembrar que muitos dos docentes da rede municipal de ensino de Barueri recebem prêmios acadêmicos, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino da cidade e na formação dos alunos.

Temp Temp