Hospital Municipal de Barueri destaca importância da doação de sangue

- 29 de novembro de 2019

O Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) foi criado com objetivo de agradecer aos doadores e de sensibilizar a população sobre a relevância da doação. E para celebrar essa data, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), que dispõe de um Banco de Sangue da Fundação Pró-Sangue no piso térreo, explica o passo a passo para doar e reforça que essa ação pode beneficiar entre três e quatro pacientes.

Os requisitos para doação, que visam o bem-estar do doador, são simples e viáveis, mas os brasileiros não têm essa atitude rotineiramente. “O sangue é insubstituível e menos de 2% da população brasileira é doadora. O nosso país não tem catástrofes naturais, como terremotos e tsunamis, e também não é cenário de guerra, por isso as pessoas não entendem a importância de doar sangue. É necessário que se crie uma cultura de educação sobre a doação. É preciso ensinar para o adolescente com 16 anos que ele já pode ajudar outras pessoas”, explica Marcelo de Freitas, médico responsável pelo Banco de Sangue do HMB.

Só o HMB realiza, por mês, cerca de 300 transfusões, que é o procedimento de transferência de hemocomponentes de um doador para um receptor. “O sangue é dividido em hemocomponentes: hemácias, plaquetas e plasma. E o plasma também pode ser separado em crioprecipitado. Por isso falamos que uma doação pode beneficiar de três e a quatro pessoas. Cada parte do sangue é destinada para uma necessidade específica do paciente”, explica Marcelo, que reforça que é preciso ter sensibilidade para ser doador, para doar constantemente e não apenas em períodos de campanha ou quando algum parente estiver hospitalizado.

O processo total de doação, que demora em torno de 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa tem, em média, cinco litros de sangue e após a doação o organismo repõe o volume de sangue dentro de 24 horas.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos - menores de idade precisam apresentar autorização assinada pelo responsável e maiores de 60 anos já devem ter feito uma doação anterior -; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação.

O Banco de Sangue está localizado piso térreo do Hospital e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h. Para esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (11) 2575-3375 ou compareça no endereço rua Ângela Mirela, 354, Vila Dom José, em Barueri. Em relação às dúvidas sobre condições para doação, é possível consultar a relação de impeditivos clicando aqui .