Barueri é 3º colocada em inovação no Prêmio A3P do governo federal

- 29 de novembro de 2022

O programa “Barueri sem Papel”, implementado pela Prefeitura por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) nas repartições municipais, foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente do governo federal como uma das melhores práticas de sustentabilidade no Brasil. Barueri foi premiada com a terceira colocação no 9º Prêmio A3P, na categoria “Inovação na Gestão Pública”.

O prêmio do governo federal foi entregue na última terça-feira (dia 29) em solenidade realizada em Brasília, juntamente com o 12º Fórum A3P, com transmissão on-line.  A sigla A3P se refere à Agenda Ambiental na Administração Pública. Trata-se de uma iniciativa do Ministério destinado aos órgãos públicos de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nas esferas federal, estadual e municipal.

O A3P parte da premissa de que a administração pública também é grande consumidora de recursos naturais e, portanto, pode, e deve, ser exemplo de sustentabilidade em suas ações e decisões.

De acordo com o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), a cidade foi contemplada porque apresentou resultados quantitativos significativos. Ele considera de fundamental importância a iniciativa do CIT na implementação do programa “Barueri sem Papel”, que fez reduzir substancialmente o consumo de papel na Prefeitura.

“Nossa premiação é um indicador de que estamos no caminho certo para uma cidade inteligente e realmente sustentável”, completou Bidu.

A redução no consumo de material se dá porque há um processo de digitalização dos serviços públicos em que documentos e atos, que eram registrados em papel e arquivados, passam a se constituir em formatos eletrônicos. Além de também representar facilidade e desburocratização à população, já que vários serviços passaram a ser on-line.

Projeto finalista
Além do programa “Barueri sem Papel”, o projeto que a cidade apresentou ao Ministério contemplou também o uso consciente de água e energia, bem como a redução no consumo de copos descartáveis e papel nas unidades da Sema.

Para o administrador do CIT, Jonatas Randal, quem ganha com o reconhecimento do governo federal é toda a população da cidade. “É uma honra para nós sermos premiados em terceiro lugar. O programa ‘Barueri sem papel’ tem a coordenação técnica do CIT e envolve toda administração municipal, com condução da Secretaria de Administração e fomentado pela Sema”, explica Randal.

Ainda de acordo com a Sema, os resultados obtidos vão além da economia na compra de papel e copo descartável. No médio e no longo prazos haverá redução nos custos relativos ao consumo de combustível usado para transporte de materiais e documentos físicos e nos custos que envolvem materiais de escritório relacionados (desde impressoras e toners até grampeadores, clipes, canetas, carimbos, pastas, caixas de arquivo-morto etc.). Há previsão ainda de redução futura no espaço ocupado em salas e estantes para arquivos físicos.

Temp Temp Temp Temp