Temp

Cetas de Barueri completa 10 anos protegendo os animais silvestres

- 30 de agosto de 2022

Em 31 de agosto de 2012 nasceu o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) com o objetivo de acolher, tratar e devolver à natureza animais silvestres vítimas do comércio ilegal, entregues voluntariamente ou resgatados pela população e órgãos ambientais municipais, estaduais e federal. Nesses 10 anos de atividades incessantes, o Cetas acumula grandes conquistas em prol da defesa da natureza. 

De 2012 a 2022, o Cetas recebeu mais de 13.500 animais e realizou a soltura e a repatriação de milhares de espécies para seus habitats naturais, como regiões de Mata Atlântica, restinga, caatinga e cerrado. A unidade de Barueri é referência em toda a região por sua infraestrutura e seu papel.

Ações locais, como o recebimento de animais mantidos em residências, grandes apreensões, como de tigres d’água de orelha amarela, interceptados pelo Ibama em operação internacional, a identificação de cativeiro clandestino pela polícia com mais de mil animais na Grande São Paulo e o auxílio aos Cetas do Ibama com diversos suprimentos para atendimento aos animais feridos durante as graves queimadas no Pantanal e região Centro-Oeste em 2019, são apenas algumas desempenhas ao longo dessa década.

O Cetas se tornou uma grande referência para a região, auxiliando os municípios vizinhos no tratamento dos animais e como grande incentivador de políticas públicas de proteção à fauna silvestre. Para isso, fomentou cursos, treinamentos, atividades de observação de aves, publicações especializadas e de comunicação visual, tudo isso com o objetivo de demonstrar a importância do tema para a sociedade.

Como grande indutor de capacitação profissional, possibilitou a vivência prática e o ganho de conhecimento especializado para quase 100 voluntários, dentre eles alunos de biologia, veterinária e zootecnia de diversas regiões de São Paulo e do Brasil.

E como reconhecimento pelo seu trabalho e de sua importância como órgão de proteção ambiental, o Cetas Barueri vem passando por obras de ampliação de suas instalações para continuidade dos serviços prestados à fauna silvestre e ao meio ambiente, como noticiado AQUI

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), comemora os dez anos de trabalho do Centro. “Uma década salvando e protegendo a fauna brasileira. Mais do que isso, uma década que consolida o Cetas Barueri como instituição necessária para Barueri e região, com investimento do poder público e trabalho de profissionais dedicados. Com a ampliação, poderemos dobrar o número de animais recebidos e encaminhados à natureza. É um belo presente por uma década de esforços e batalhas travadas”, declara Bidu.  

Para falar com o Cetas, especialmente sobre entregas voluntárias, visitas técnicas e demais dúvidas, entre em contato pelos números (11) 3164-1040 e (11) 4689-0314 (WhatsApp). Siga também o perfil do Cetas no Instagram.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp