Temp

Programa Meu Futuro forma mais de 2,5 mil novos profissionais no ano

- 30 de dezembro de 2022

Uma das iniciativas mais exitosas neste ano de 2022 foi o Programa Meu Futuro, promovido pela Secretária de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) de Barueri. Os números do exercício do ano falam por si.  

Nas seis fases disponibilizadas pelo programa em 2022, foram 10.618 inscritos, com 10.036 matrículas efetivadas, sendo destas, 2.598 estudantes aprovados. É importante ressaltar que tais números podem aumentar, uma vez que os dados da última fase ainda não foram contabilizados em sua totalidade. 

O Programa Meu Futuro foi criado com o objetivo de oferecer gratuitamente qualificação profissional aos moradores do município. 

No total, foram 65 cursos disponibilizados, tais como almoxarife, assistentes administrativo, contábil, financeiro, de recursos humanos e de departamento de pessoal, auditor interno de qualidade, auxiliar de logística, cálculo de férias, comportamento digital, controlador de acesso, controle de estoque, cuidador, cuidados paliativos, destravando a comunicação, e-commerce, eletricista autônomo, empreendedorismo, entre vários outros.  

Prospecção de áreas 
Segundo o coordenador do setor de qualificação profissional da Sict, André Moura Tavares, explicou que os cursos são adotados conforme a Secretaria detecta necessidades do mercado de trabalho. 

“O secretário (Joaldo Macedo Rodrigues, o Mago) prospecta várias empresas e vamos discutindo a oferta dos cursos conforme nossas impressões”, disse Tavares. Por isso entre os 65 cursos ofertados há vários nas áreas de comunicação e marketing digitais, cuidador de idosos, logística, primeiros socorros, que estão mais em alta no mercado de trabalho.  

Para participar do Programa Meu Futuro, que acontece na plataforma on-line, modalidade EAD (Educação a Distância), o interessado deve morar em Barueri, ter 18 anos ou mais e concluído os ensinos fundamental ou médio (conforme o curso escolhido). Outro requisito é ter o Cadastro Cidadão atualizado, que pode ser obtido neste LINK

Para saber das próximas etapas do programa, os interessados devem acompanhar as publicações na página do Meu Futuro no Facebook e no Instagram.  

Nesses perfis serão divulgadas as informações referentes aos cursos, link de inscrição, lista de aprovados, entre outros detalhes do Programa.