Prefeitura começa a planejar os próximos grandes eventos esportivos

- 30 de março de 2022

Representantes das Secretarias de Esportes (Sesp), Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), Mobilidade Urbana (Semurb), Comunicação (Secom), bem como o comando da Guarda Civil Municipal (GCM), estiveram reunidos na terça-feira, dia 29, para organizarem as primeiras ações para garantir segurança e mobilidade nos próximos grandes eventos esportivos pré-agendados em Barueri.

São pelo menos seis eventos nos próximos meses, entre maratonas, corridas e campeonato de futebol amador, que exigirão ainda o trabalho de vários setores da Prefeitura em infraestrutura, organização, divulgação e fiscalização, com destaque para a Ultramaratona Internacional, cuja última versão foi realizada na Polônia.

O secretário de Esportes, Tom Moises, informa que alguns eventos contam também com a participação de terceiros, em forma de parcerias com a Prefeitura. Os calendários podem, contudo, mudar conforme a necessidade.

Nas próximas reuniões de planejamento e organização deverão participar também representantes das Secretarias de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), Cultura e Turismo (Secult) e Saúde.

Veja o que está previsto para acontecer neste ano:

Corrida “Todos contra o Câncer”

A corrida de rua e caminhada promovida pela APREL (Associação Paulistana de Recreação, Esporte e Lazer), em parceria com a Prefeitura de Barueri, está prevista para ocorrer no domingo, 26 de junho de 2022. O percurso de cerca de 10 quilômetro deve sair do Ginásio José Corrêa e ir até o Parque Municipal, ida e volta; ou até o Chácaras Marco, passando pelo Parque Linear.

Corrida do GRAAC
O evento, cujo objetivo é chamar a atenção para o combate ao câncer infantil, tem à frente o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC). Já aconteceu em Barueri em 2018 e volta à cidade após a flexibilização da pandemia. Prevista para ocorrer no domingo, 14 de agosto, o percurso será o mesmo da corrida anterior com saída do Ginásio José Corrêa até a rotatória do Parque Municipal, ida e volta.

Ultramaratona Internacional em Barueri
Ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto com a participação de ultramaratonistas de 10 países. Serão 24 horas ininterruptas de corrida em círculo nas duas vias em frente ao Ginásio José Corrêa, com transmissão ao vivo para o Brasil e para o mundo.

Maior Coral do Mundo
Celebração pelos 100 anos da Associação Paulistana da Igreja Adventista no Brasil. O evento está previsto para domingo, 14 de agosto, na Arena Barueri. Espera receber cerca de 30 mil pessoas constituindo o Maior Coral do Mundo.

Campeonato Municipal Amador
O maior campeonato amador de futebol e futsal da região reúne cerca de 350 times (categorias maiores, menores e feminino), mais 240 times do Rebolo (disputas para escolher as equipes que terão direito a participar do campeonato principal). Começa nos dias 29, 30 de abril e 1º de maio, com previsão de encerramento em novembro.

Corrida de São Silveira
A tradicional Corrida de Barueri, da São Silveira, já está na 46ª edição, prevista para acontecer em 11 de dezembro de 2022.