Temp

Iluminação de LED deixa Barueri mais clara e segura

- 30 de abril de 2019

A tecnologia de LED, no Brasil, é uma opção avançada do mercado das luminárias. Em Barueri, a ação está presente em áreas públicas. Só no sistema viário o projeto já atingiu mais de 30% de implantação com pelo menos 10.360 lâmpadas trocadas. O objetivo da prefeitura é expandir o benefício para todo o município. 

O programa visa garantir segurança e economia, tornando os ambientes mais iluminados e confortáveis, com mais visibilidade para pedestres, motoristas e ciclistas.

Em relação às luminárias convencionais, o benefício do LED vai muito mais do que iluminar os postes das ruas e avenidas em Barueri, que defende a bandeira da sustentabilidade. A tecnologia permite maior durabilidade da vida útil das lâmpadas, reduzindo o consumo de energia elétrica e custos com manutenção.

Especialistas afirmam que os materiais não são danosos ao meio ambiente, pois não emitem radiação ultravioleta e não contêm mercúrio em sua composição. Além disso, o número de luminárias descartadas são infinitamente menor.

Iniciado no Jardim Mutinga, em 2018, a tecnologia de LED consiste em iluminar as principais vias de Barueri.

Até a primeira quinzena de abril, foram atendidas localidades como Parque Viana, Chácaras Marco, Parque Imperial, Vila dos Baixinhos, Centro Comercial, Bethaville, Condomínio Residencial Tamboré 1 (parcial), Residencial Morada dos Lagos (parcial), Jardim Alberto, Parque dos Camargos, Jardim Silveira, Jardim Maria Helena e Terminal Rodoviário do Vale do Sol. 

O projeto é executado de acordo com a largura das vias e fluxo de veículos e pessoas. Em locais de maior movimento, são implantadas luminárias de maior potência. Os postes são engastados de concreto circular e flangeados de ferro galvanizado circular. Possuem altura variada de 10 a 13,50 metros com até quatro lâmpadas para cada um. As lâmpadas têm potências de 150, 200, 270, 300 e 360 Watts.

Temp Temp Temp Temp