Prefeitura inaugura novo Complexo Esportivo: uma verdadeira escola de esportes

- 30 de maio de 2023

O domingo, dia 4 de junho, será um marco histórico para o Esporte de Barueri e região. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, inaugura oficialmente o novo Complexo Esportivo do Jardim Silveira, uma obra que se torna referência, um prédio inteiro destinado à prática esportiva de diversas modalidades.

O novo Complexo Esportivo, que fica na avenida Presidente Washington Luís, 280, amplia de forma significativa o atendimento nas Escolas de Esportes de Barueri, levando mais qualidade de vida, esporte e saúde para toda a população, educando crianças e adolescentes por meio da prática esportiva.

O evento de inauguração é aberto a toda população, terá início a partir das 9h, contará com a presença de autoridades locais, além de inúmeras atividades esportivas que acontecerão o dia todo no espaço. A programação inclui aulas abertas das diferentes modalidades: karatê, judô, handebol, ginástica artística, aulão fitness, jogos de futsal com os principais times do Campeonato Amador, além de uma partida especial com grandes estrelas do basquete.

Segundo o secretário de Esportes, Tom Moisés, investir e incentivar o esporte significa investir em saúde preventiva, inclusão, transformação social, lazer e entretenimento, por isso o investimento na nova construção reafirma a seriedade das políticas públicas esportivas desenvolvidas na cidade.

“A ideia é a educação por meio do esporte. As aulas ocorrem no contraturno escolar, para que a criança e adolescente passe parte do seu dia aprendendo os atributos que o esporte proporciona: trabalho em equipe, foco, disciplina, respeito, superação e garra. São valores essenciais para a formação da cidadania. Tudo isso, além de muito lazer e entretenimento. Esperamos a presença de todos neste dia especial para que conheçam de perto a grande estrutura do novo Complexo”, ressalta o secretário.

Projeto e nova construção
Análises e estudos realizados no local no início de 2017 mostraram que seria inviável uma reforma, pois a estrutura encontrava-se comprometida pelas constantes enchentes. O mais adequado seria uma nova construção, derrubando toda a antiga e elevando o terreno para receber uma obra nova. E assim foi feito.

Num projeto inovador e moderno, o novo prédio recebe uma estrutura vertical, para o melhor aproveitamento do espaço. A construção conta com duas quadras, uma por cima da outra.

O novo Complexo Esportivo foi erguido em terreno de 24.400 m², sendo 18.000 m² de área construída. São cinco pavimentos com diversos espaços destinados à prática de atividade física numa infraestrutura completa: salas para aulas de pilates e zumba, quadra para treinamento de modalidades coletivas (futsal, vôlei, basquete, handebol), academias de ginástica artística, artes marciais e de condicionamento físico; fisioterapia, administração, lavanderia, pista de atletismo e estacionamento interno, além de um ginásio poliesportivo para jogos oficiais com capacidade para 3 mil espectadores. O prédio conta ainda com total acessibilidade e sistema de captação de energia solar.

No local onde ficava o antigo campo de futebol, a Prefeitura está construindo um piscinão para contenção e combate às enchentes na região. A obra segue em ritmo acelerado e deve ser concluída em 2024. Após sua conclusão, será edificado o estádio com um novo campo de gramado sintético padrão Fifa, arquibancada coberta e toda estrutura de vestiário para os atletas e arbitragem.