Temp

Adote um animal idoso e dê uma chance a um novo amor

- 30 de agosto de 2022

"Uma senhorinha esperta, brincalhona e muito amorosa” é o que relata a advogada Danielle Pontes sobre a Genésia, cachorrinha adotada por ela no Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Ela compartilha sua história de adoção para incentivar o acolhimento de animais que estão à espera de um lar.

Amor à primeira vista
“A Genésia foi, sim, amor à primeira vista. Eu vi a foto dela no Instagram do Cepad e já me apaixonei”, conta Danielle sobre a sua motivação de adotar a cachorrinha Genésia, que se adaptou muito bem na sua nova casa.

“Demorou uns meses para adotá-la porque tive medo da minha outra cachorrinha, a Princesa, não se adaptar, mas a aceitação foi logo de cara. Foi uma adaptação muito tranquila”, conta.

Apoio emocional
Danielle relatou que a Genésia foi um importante suporte para superar a perda de seu labrador, o Marley.

“Quando o Marley faleceu, a Genésia sentiu que eu não estava bem e ficou do meu lado o tempo todo. Ia sempre atrás de mim, hora ficava só quietinha do meu lado, me olhando profundamente. Ela me ajudou muito”, relata.

Bons companheiros 
A médica veterinária Adriana Cristina Guerra Boni, do Cepad, explica a vantagem de adotar um animal idoso.

“São mais calmos, têm a personalidade formada, já têm seu tamanho definido, exigem menos paciência e dedicação do que os filhotes, são companheiros e não destroem móveis, sapatos e itens da casa”, explica Adriana, que é responsável pela adoção dos animais do Cepad.  

Uma chance
No Cepad cerca de 80% dos cães tem mais de cinco anos de idade e acabam permanecendo por um longo período até serem adotados.

“A Genésia já estava há sete anos no Cepad, e provavelmente ela não seria mais adotada. Pense no amor que você vai dar e, pode ter certeza, isso fará muita diferença na sua vida”, indicou Danielle.

Adote
O Cepad tem mais de 300 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos. Os pets, quando resgatados, já são castrados, microchipados, vermifugados, recebem vacinas e adestramento. Isso possibilita que os animais sejam introduzidos em um lar, além de abrir espaço para que outros animais sejam acolhidos pelo serviço.

Adoção responsável
Para adotar é necessário apresentar um documento com foto e assinar um termo de responsabilidade. Trata-se de um compromisso com o bem-estar do bichinho, é preciso alimentá-lo adequadamente, levar pra passear, garantir cuidados veterinários quando necessário, espaço de convivência limpo e adequado e estar ciente de custos necessários para dar o melhor ambiente para o seu novo amigo.

A adoção acontece de domingo a domingo, incluindo os feriados, das 9h às 16h, no Cepad I, que fica na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos.

A adoção pode ser feita pelas redes sociais, e você recebe o bichinho na sua casa, desde que fique em um raio de 30 quilômetros de distância do Cepad.

Resgate animal
O Resgate Animal é um serviço disponibilizado pela Sema. Para tanto, é necessário se enquadrar nos critérios de recolhimento, previstos na Lei municipal 2.753, de 14 de abril de 2020. Ele prevê o recolhimento de animais feridos e doentes, atropelados, agressores, agressivos, com mordedura comprovada através do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). São recolhidos somente animais de rua; animais que possuem um tutor não são atendidos. Caso encontre algum pet nessas condições, ligue para (11) 4706-3953 ou envie WhatsApp para (11) 94159-5003.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp