Temp

McDia Feliz e o Graacc

- 30 de agosto de 2022

Neste último sábado, 27 de agosto, aconteceu uma das maiores campanhas de mobilização social do país em prol de crianças e adolescentes: o McDia Feliz.

A iniciativa do Sistema McDonald’s reverte toda a renda obtida com a venda do sanduíche Big Mac neste dia para instituições apoiadas pelos Institutos Ronald McDonald e Ayrton Senna.

Ano passado a ação nacional rendeu mais de R$ 22,5 milhões e o valor foi destinado a 66 projetos de 56 instituições (nas áreas de oncologia pediátrica e projetos educacionais) em 19 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Segundo Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil do McDonald´s, a campanha começou no Brasil em 1988 para apoiar instituições que promovem a saúde de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Desde 2018, a campanha também está beneficiando a causa da educação.

“Nós temos obrigação de devolver à comunidade tudo o que ela nos dá. Cada McDia Feliz é especial e começamos a pensar nele um dia após acabar. Temos ex-funcionários que pedem para ser voluntários neste dia”, conta. Barreira também disse que a campanha é uma das maiores fontes de doação nessa área e que, no Brasil, já foram repassados mais de 350 milhões de reais para projetos das instituições beneficiadas.

Com 38 anos de McDonald´s, Barreira iniciou sua carreira como atendente, foi presidente da Divisão NOLAD, no México, e assumiu a presidência da Divisão Brasil em julho deste ano.  Ele esteve no McDonald´s de Alphaville e parabenizou a cidade pelo engajamento na campanha. “É uma parceria antiga e a cada ano a cidade quer fazer mais. Parabéns”, celebrou.

Graacc
O Graacc é uma das instituições beneficiadas com o McDia Feliz. São 30 anos participando da campanha que, até o ano passado, havia revertido 95 milhões de reais à organização. Os recursos foram utilizados na construção do hospital do Graacc, da Casa Ronald McDonald Moema, que hospeda crianças e adolescentes que estão em tratamento do câncer com seus pais, do Centro de Transplante de Medula Óssea do Graacc, além de contribuir com o tratamento de milhares de pacientes atendidos pela organização.

Resultado do McDia 
Julia Beatriz Sousa Silva é uma das beneficiadas. Aos 23 anos, cursando fisioterapia e com uma vida inteira pela frente, Julia enfrentou um câncer quando tinha apenas dois anos. Diagnosticada com tumor de wilms (rim) e com metástase no pulmão, ela tinha apenas 2% de chance de sobrevida. Foram 10 meses de quimioterapia e radioterapia no Hospital Graacc, mas a alta definitiva só aconteceu em 2018, porque era preciso fazer o chamado acompanhamento periódico. Morando em São Paulo há duas semanas, Julia procurou o Graacc para rever amigos e oferecer seu trabalho voluntário. Ela conta que faz aniversário duas vezes: o natalício e na data da cirurgia que salvou sua vida. A estudante de fisioterapia escolheu essa profissão para “devolver aos meus futuros pacientes tudo que fizeram por mim”.

O McDonald´s devolve à comunidade tudo que recebe. A Julia também quer devolver. E você? Que tal fazer parte do McDia Feliz? Ano que vem tem mais.

Temp Temp Temp Temp