Temp

Servidores da Saúde recebem curso de atualização em vacinas

- 30 de setembro de 2022

Aprimorar, atualizar e conhecer os processos de administração das vacinas do calendário nacional determinado pelo Ministério da Saúde, disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Assim foram os dois cursos realizados nesta semana, dias 27 e 29, de treinamento, capacitação e atualização para sala de vacina. Os encontros aconteceram no laboratório do Instituto Técnico de Barueri (ITB) Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval.

A iniciativa, voltada para os enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal, é uma atividade periódica promovida pela Divisão Técnica de Imunização da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Foram 32 participantes na terça-feira (dia 27) e 35 na quinta-feira (dia 29).

O curso se justifica porque a administração dos imunizantes do calendário nacional traz uma série de orientações específicas para cada faixa etária. Também aborda os cuidados que os trabalhadores da saúde devem ter com relação aos riscos aos quais estão submetidos no serviço.

A enfermeira Rosangela Maria Corrêa, que ministrou o curso, explicou que a iniciativa busca atualizar os profissionais da rede para os trabalhos nas salas de vacina, mas também comporta informações mais amplas, que vão além da administração das doses dos imunizantes.

Rede de frio
Rosangela falou sobre a chamada “rede (ou cadeia) de frio”, que trata de todo o processo de transporte e armazenamento dos imunobiológicos, que devem ser conservados a temperaturas entre 2 e 8 graus. “Mostramos como é feito o caminho das vacinas desde o fabricante até chegar na ponta, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, completou.

A enfermeira Lindalva Maria da Silva Marin, da UBS Edini Cavalcante Consoli, no Jardim Tupan, considerou o curso muito “proveitoso”. Ela ressaltou a possibilidade de tirar as dúvidas que, eventualmente, surgem no cotidiano do trabalho, além de estar atualizada sobre os processos de administração dos imunizantes.

Na mesma linha foi Verônica de Souza Felix Leite, da UBS Maria Francisco de Melo, do Parque Viana. “É muito bom para termos segurança e conhecimentos específicos para uma boa cobertura vacinal, que não tenha erros, e ainda nos dê elementos para orientar a população sobre a importância e necessidade das vacinas”.

Temp Temp Temp Temp Temp