Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Entre os dias 24 e 28 de agosto, a Prefeitura de Barueri realizou mais uma edição do Nosso Abraço, programa voltado aos servidores municipais. Durante a semana, o Complexo Cultural Praça das Artes se transformou em um espaço de encontro, motivação e descontração, com palestras de histórias inspiradoras e apresentações de humor.  

Entre as atrações, o ex-jogador Cafu compartilhou com os servidores experiências de sua trajetória no futebol e falou sobre persistência, preparo, foco e liderança. Ao lado da jornalista Mariah Morais, ele relacionou momentos vividos na carreira com situações do dia a dia profissional.  

Na abertura da conversa, Mariah destacou que, por trás das imagens de Cafu levantando taças e vestindo a camisa da Seleção Brasileira, existe uma trajetória marcada por desafios e rejeições. Antes de chegar ao futebol profissional, o ex-jogador foi dispensado nove vezes em testes. A história serviu como ponto de partida para uma das principais mensagens da palestra: não permitir que os obstáculos sejam maiores do que os objetivos.  

Saiba mais 

“O medo de perder tira a vontade de ganhar”  

Cafu contou que ouviu diversas vezes que não teria condições de se tornar jogador, mas decidiu não deixar que os “nãos” definissem seu caminho. A experiência deu origem a uma das frases que marcaram sua trajetória: “O medo de perder tira a vontade de ganhar”.  

Para o ex-capitão, o medo de arriscar pode impedir que uma pessoa avance em direção ao que deseja. Outra mensagem foi a importância de buscar excelência na própria função. “Sejam os melhores naquilo que vocês fazem”, afirmou Cafu, destacando que cada profissional tem um papel importante para que o objetivo coletivo seja alcançado.  

Ao falar sobre trabalho em equipe, o ex-jogador reforçou que ninguém conquista um resultado sozinho. Para ele, cada integrante precisa reconhecer sua importância e contribuir da melhor maneira possível dentro de sua função.  

Preparação para as oportunidades  

A palestra também trouxe uma reflexão sobre preparo e oportunidades. Cafu contou que, na Copa do Mundo de 1994, permaneceu 32 dias treinando intensamente mesmo sendo reserva, até ter a oportunidade de entrar em campo na final contra a Itália. “Estejam preparados para as oportunidades. Nós nunca sabemos quando a oportunidade vai chegar”, afirmou.  

Um momento de inspiração  

Para a agente da Defesa Civil Fabiana Queiroz Aquino, a programação proporcionou uma pausa na rotina e momentos de motivação. “Acho o programa Nosso Abraço uma iniciativa excelente da Prefeitura de Barueri, porque demonstra cuidado, proximidade e valorização dos servidores, que são essenciais para que um bom trabalho aconteça. Foi muito especial ter um momento diferente na rotina, com um delicioso café e palestras com pessoas extremamente qualificadas, como o Cafu, trazendo motivação e inspiração”, afirmou.  

Humor para fechar a programação  

A programação também contou com uma apresentação do grupo de comédia Setebelos, que levou o humor de improvisação ao palco e envolveu o público durante todo o espetáculo. Formado por Daniel Villas Bôas (Dan Villas Bôas), Daniel Lima, Leônidas Fontes, Lucas Moll e Paulo Mansur, o grupo construiu as cenas a partir da participação da plateia.  

O público foi convidado a sugerir nomes de séries, filmes, programas de televisão e desenhos animados, que serviram de inspiração para as situações criadas ao vivo. O humorista Daniel Villas Bôas foi um dos primeiros a interagir com o público e convidou um funcionário do Ganha Tempo para subir ao palco e receber os aplausos da plateia. “Meu trabalho é muito bom porque sou aplaudido sempre no final do show. Imagina vocês terem isso também, serem aplaudidos por terem feito o seu melhor. Quero que tenham essa mesma sensação”, disse o comediante.  

A participação do servidor arrancou aplausos do público e mostrou a proposta do espetáculo, que é diferente a cada apresentação, já que as cenas são criadas na hora a partir das sugestões da plateia. Para a servidora Viviane Lima Silva, da Secretaria da Mulher, o momento trouxe leveza à programação. “Os humoristas do Setebelos proporcionaram alegria, leveza e momentos de descontração, contribuindo para reduzir o estresse e fortalecer os vínculos entre os funcionários. Gostei demais”, relatou. 

Da redação 
Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri