Temp

PS Adulto e Infantil: mais de 600 funcionários lutando contra o coronavírus

- 31 de março de 2020

Seja de dia, de noite ou até mesmo na madrugada, os profissionais de saúde que atuam na unidade mais procurada de Barueri, o Pronto-socorro Central, mantêm-se ainda mais dedicados e corajosos no atendimento de pacientes sintomáticos de coronavírus (Covid-19). O equipamento, que funciona 24 horas por dia e divide-se em atendimento adulto e infantil, segue tanto com a assistência padrão quanto a relacionada à pandemia. 

São cerca de 650 trabalhadores de diversas áreas atuando direta ou indiretamente com esse público na unidade. Na linha de frente destacam-se, principalmente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, recepcionistas e profissionais de higiene. Apesar do cansaço e dos riscos, todos estão cumprindo honrosamente sua missão de salvar vidas. 

A diretora multiprofissional da unidade, Katia Ap. Lages Dutra Endrigo, conta que, internamente, a maior dificuldade enfrentada por esses profissionais é o “medo do invisível” e de levar a doença para os seus entes queridos, além de conseguir instituir uma assistência de qualidade adequada em tempos de tanta ansiedade e angústia. 

“A população está se dando conta agora de como a vida mudou após a chegada da pandemia; algumas pessoas não se preocupam com si ou com o outro. Estamos de cara com uma realidade nova e invisível. Os profissionais de saúde seguem encarando esta realidade com coragem, com bravura e de fato não é uma questão de dinheiro ou de reconhecimento, pois todos os dias deixam suas famílias para cuidar do outro”, expressa, emocionada, Katia. 

Além daqueles que lidam diretamente com os pacientes, há todo um time que, da mesma forma, não pode parar, já que o funcionamento de toda a infraestrutura depende da atuação de cada um. São nutricionistas, controladores de acesso, técnicos de várias áreas, biomédicos, funcionários da manutenção predial, escriturárias, condutores de ambulâncias, camareiras, copeiras e vários outros que não deixam nada faltar nesse socorro. 

“Tenho muito orgulho  de poder conduzir esta equipe maravilhosa que a despeito do medo, da angústia e da ansiedade veste seu uniforme e trabalha com dedicação e profissionalismo, mesmo dormindo em seus  automóveis para não voltar pra casa, protegendo assim seus familiares,  trabalhando em dois ou três empregos, estando sem abraço, sem carinho, distante dos que amam, mas que mesmo assim permanece firme”, declara a diretora. 

Um afago 
Algumas empresas da região têm oferecido um afago a esses profissionais como forma de agradecimento por sua abnegação enviando lanches durante o expediente. No dia 24 o KFC doou dezenas de lanches às esquipes do Adulto e do Infantil. No dia 25 foi a vez da Padaria Central de Barueri e da NutricarBrasil repetirem o gesto. 

Recomendações 
Apesar dos atendimentos continuarem ocorrendo normalmente no PS Central, a recomendação continua sendo para que as pessoas procurem o serviço apenas em casos urgentes, evitando ao máximo se expor ao coronavírus. No caso dos sintomáticos, a recomendação é buscar o socorro se houver dificuldade para respirar, febre e tosse.  

Temp Temp Temp