Temp

Evento homenageia equipe de enfermagem de Barueri

- 31 de maio de 2019

“Enfermagem é a arte do cuidar”. Foi assim que a diretora técnica de enfermagem da Coordenadoria de Atenção Básica de Barueri (Cabs), Fernanda Lucas M. Munhoz, resumiu a profissão durante o evento que celebrou a Semana da Enfermagem, conforme decretado pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

O evento, realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Coren (Conselho Regional de Enfermagem), aconteceu na quarta-feira (dia 29) e reuniu, além de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes da área e membros do Coren de Osasco e São Paulo. Em 12 de maio celebra-se o Dia do Enfermeiro, e em 20 do mesmo mês, o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem.

“Uma voz para liderar a saúde para todos” foi o tema do encontro deste ano. Valorização do profissional e da atividade, a necessidade de se cuidar também de quem cuida e o combate à erotização da mulher na enfermagem foram alguns dos temas discutidos.

Valorização
Após apresentações em vídeo com mensagens de representantes da classe, homenagens e de um caprichado coffee break, os convidados assistiram às palestras “Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos”, proferida pelo enfermeiro e conselheiro do Coren-SP James Francisco dos Santos, e “Além da excelência”, com Valdecir Soranzo.

Na primeira apresentação, James Francisco resgatou o fator paixão que deve haver no exercício da profissão. “Ninguém sabe cuidar melhor do que você”, ressaltou ele. O convidado abordou características e habilidades inerentes à enfermagem, como empatia, fraternidade, comprometimento, humanidade, dentre muitos outros, além do preocupante quadro de adoecimento desses profissionais que tanto cuidam de outros e deixam, muitas vezes, de cuidar de si mesmos. “A empatia está no cerne de vocês”, disse. Ele também falou sobre liderança e a importância da representatividade da categoria nos órgãos de classe. 

Já Valdecir trouxe um conteúdo motivacional que, exposto de forma muito bem humorada, arrancou gargalhadas da plateia em vários momentos. Entre uma piada e outra, ele falou da construção de bons ambientes de trabalho por meio de uma postura positiva, alegre e leve. “Transforme o ambiente. Tenha um propósito na vida que impulsione você”, incentivou. Ele realizou dinâmicas e contou ‘causos’ ao longo da apresentação e no final pediu: “sempre faça teu melhor aonde quer que você vá”.

Cuidando de quem cuida
Para a coordenadora Fernanda, o evento cumpriu seu objetivo de integrar e aprofundar a reflexão sobre o papel desses profissionais no mundo. “Eu fiquei encantada! É um momento pra falar ao profissional que ele tem que olhar para si mesmo, cuidar de si para que ele possa cuidar do outro. Pudemos confraternizar e trocar experiências, foi um momento de descontração, de valorização e de reconhecimento do quanto a enfermagem é importante no processo do cuidado”, comemorou.

Em Barueri, a equipe de enfermagem representa 51% dos profissionais de saúde que atuam na Cabs. São ao todo 283, dos quais 95 são enfermeiros. A atuação desses profissionais foi exaltada pelo coordenador da Atenção Básica, Claudinei Alves Rodrigues. “O papel do enfermeiro dentro da unidade básica é muito importante, é fundamental, sem ele a unidade não funciona”, afirma o médico.

Claudinei destaca o aumento no número desses especialistas na saúde municipal. “O enfermeiro é fundamental para todo o funcionamento das unidades e nós tivemos um aumento muito grande no número de enfermeiros, estamos dentro do padrão que precisa e que se exige. Cada vez mais a gente delega atividades para o enfermeiro e ele acaba sendo, dentro da unidade, o que organiza todo o fluxo”, explica.

O evento aconteceu em dois momentos: pela manhã e à tarde, de forma que pudesse contemplar o maior número de profissionais possível. No final houve sorteios de diversos brindes.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp