Temp

Fundo Social de Solidariedade recebe doação de alimentos da Federação Paulista de Jiu-jitsu

- 28 de março de 2025

Na manhã da última terça-feira, dia 25 de março, a Federação Paulista de Jiu-jitsu, em parceria com a Secretaria de Esportes, efetuou a entrega de cerca de 7 toneladas de alimentos não perecíveis ao Fundo Social de Solidariedade, ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Arroz, farinhas de milho e de trigo, feijão, leite e macarrão são alguns exemplos de alimentos doados que serão muito importantes para combater a fome da população socialmente vulnerável.  

Inúmeras pessoas doaram alimentos, entre os quais membros e atletas da Federação e o público que compareceu para prestigiar o Circuito Paulista da modalidade, que aconteceu em Barueri, mais precisamente, no Ginásio Poliesportivo José Correa. 

Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Federação Paulista de Jiu-jitsu, Otávio de Almeida Junior, o secretário de Esportes, Tom Moisés, a primeira-dama de Barueri, Damaris Piteri, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana da Silveira Bueno Molina e o prefeito do município, José Roberto Piteri.  

Ajuda necessária 
Quem reforça e explica esse processo de doação é Otávio de Almeida Junior, presidente da Federação Paulista de Jiu-jitsu. Ele também conta que o município é o centro da modalidade e agradece a receptividade de Barueri. “A Federação, tradicionalmente, em todos os seus eventos, cobra que o público traga um quilo de alimento não perecível como entrada. Normalmente, esse alimento fica no Fundo de Solidariedade do município, onde a gente está realizando o evento... Há mais de 10 anos nós fazemos isso. Barueri hoje é um município que agrega a maioria dos eventos de jiu-jitsu e é considerada a capital desse esporte. Não posso nunca deixar de agradecer, imensamente, as portas que Barueri nos abre”. 

Tom Moisés, responsável pela pasta de Esportes, menciona o evento que permitiu essa arrecadação e como as competições esportivas estimulam sua prática, impactam no turismo e no comércio e reforçam a divulgação de Barueri. “Primeiro Circuito Paulista 2025 de Jiu-jitsu, aqui no Ginásio José Correa, nos dias 22 e 23 de março, reuniu 2050 atletas de todo o estado de São Paulo, dentre os quais, 78 competidores da cidade de Barueri. É um evento que fomenta o esporte, traz turistas e, consequentemente, aquece comércio, os hotéis, as padarias, os restaurantes, as farmácias, os postos de combustíveis, enfim, todo o comércio local e estimula o esporte”. 

Fundo Social de Solidariedade 
Criado pela Lei 613, de 23 de setembro de 1987, está instalado junto a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. É presidido pela primeira-dama de Barueri e composto por 11 membros com mandatos de dois anos, com possível recondução, sendo eles tanto do setor público, quanto da sociedade civil e exercendo suas funções de forma voluntária. O principal objetivo de auxiliar do Fundo é melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes. 

Temp Temp Temp