Temp

Barueri é a cidade que mais gera empregos no País entre as não capitais

- 28 de dezembro de 2021

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho no último dia 23 apontam que Barueri registrou em novembro deste ano o maior saldo de empregos entre todas as cidades brasileiras que não são capitais. Foram 6.190 novos postos de trabalho. 

No ranking geral, considerando todos os 5.570 municípios brasileiros, Barueri aparece em novembro na sétima posição, com saldo de empregos inferior apenas aos das capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Curitiba (PR).  

A cidade é também a segunda no Estado de São Paulo e a terceira da região Sudeste do Brasil. 

No acumulado deste ano e nos últimos 12 meses, entre dezembro de 2020 a novembro de 2021, Barueri figura na nona posição de todo o País na criação de empregos. 

Atraindo empresas 
De acordo com números da Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), Barueri conta atualmente com 39.511 empresas ativas. Deste total, 12.664 são do eixo Alphaville/Tamboré. 

Só neste ano de 2021, entre janeiro e novembro, foram instaladas 6.145 empresas na cidade. Em 2020, o município recebeu 5.324 empresas, porém no período de janeiro a dezembro.  

Com destaque para o segmento de serviços, a cidade atrai investidores por meio de incentivos oferecidos como: menor alíquota de ISS e mais baixo IPTU da região; treinamento e qualificação de mão de obra pela SICT, através do Programa Meu Futuro; Ensino técnico das unidades dos ITBs da FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri), da ETEC, Senai e Fatec (Faculdade de Tecnologia), além de contar com o Parque Empresarial com toda infraestrutura para receber pequenos, médios e grandes empreendimentos. 

Carteira assinada 
Em novembro, Barueri registrou 22.690 contratações com carteira assinada, ante a 16.500 demissões. O saldo de 6.190 novos empregos gerados teve 88% de participação do setor de serviços com 5.485 novos postos de trabalho. 

Programas PDL e Empreenda  
Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Barueri implementou o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) que tem como objetivo direcionar o planejamento, a coordenação e a implantação de programas técnicos, projetos e atividades de apoio às micro e pequenas empresas. Outra iniciativa importante será a capacitação de empreendedores e de quem deseja iniciar um negócio por meio do programa Empreenda Rápido. As ações visam mais empregos, geração de renda e acesso a crédito. 

Temp