Temp

Conselheiras do Fundo Social avaliam trabalho de 2018 

- 03 de dezembro de 2018

Avaliação e planejamento foram os principais assuntos da última reunião do ano das conselheiras do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia. O encontro aconteceu na terça (dia 27 de novembro) na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade fez uma retrospectiva do ano apresentando um balanço de todas as conquistas alcançadas e abordou diversos assuntos. Contou sobre o sucesso da Campanha do Agasalho e detalhou o aumento no número de atendidos graças à colaboração de parceiros que apareceram voluntariamente para oferecer ajuda. Sônia Furlan falou também sobre a reforma e a retomada dos cursos e oficinas no Centro Comunitário Jaraguá-Mirim, e a volta das atividades nos Centros de Convivência dos prédios residenciais. 

Sobre o Renascer (programa de auxílio a pessoas em situação de rua) e o Empório Mães Cuidadoras, projetos idealizados pelo Fundo Social, garantiu que ambos superaram as expectativas. “Os bolsistas do Renascer fizeram os cursos e estão trabalhando com muita vontade, desejando inclusive um aumento na carga horária de trabalho e as mães de filhos com deficiência se encontraram no Mães Cuidadoras. Já estão com uma barraca na Feira Noturna, devem assumir a cantina da recém-inaugurada sede da Equoterapia e têm avançado muito com seus produtos.” 

A presidente do Fundo Social também detalhou o Morar Bem, uma lei que prevê a reforma de moradias subnormais ou que não têm acessibilidade, para pessoas idosas ou com deficiência em situação de vulnerabilidade social. “Podemos usar recursos do Fundo da Habitação, da própria Prefeitura e também do Fundo Social, além de buscar parceiros para darmos melhores condições de vida a essas pessoas”. Vale destacar que o Morar Bem é aplicado apenas para os que são proprietários de seus terrenos e é necessário que passem por uma avaliação feita pelas assistentes sociais. 

As conselheiras aprovaram as contas do Fundo Social de Solidariedade deste ano e avalizaram os gastos previstos para próximo ano. 

Planos para 2019 

Valéria Fugii, vice-presidente do Fundo Social, comentou o planejamento para o ano que vem. Ela disse que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social retomará os cursos na área de estética, incluindo depilação, manicure, cabeleireiro, estética facial e corporal e artesanato. As aulas acontecerão no prédio sede da SADS, que é parceria do Fundo Social nesses cursos. Além disso, a previsão é oferecer cursos de padaria artesanal itinerantes, padaria (fixos) e confeitaria.

Temp Temp Temp