Temp

Férias de janeiro é oportunidade para atualizar vacinação de cães e gatos

- 27 de dezembro de 2022

Ao completar um ano de vacinação contra a raiva, os cães e gatos devem tomar novas doses para manter atualizada sua imunidade. O agendamento da vacina para o mês de janeiro já está aberto desde 26 de dezembro, sendo que as inscrições se encerram com o preenchimento das vagas disponíveis. O posto fixo de vacinação contra raiva fica no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), na rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco.

A vacina contra raiva de cães e gatos deve ser agendada através do telefone (11) 4198-0424, forma pela qual o tutor será informado sobre o dia e horário disponíveis. Depois de realizado o agendamento, o responsável pelo pet deverá comparecer ao local e hora marcados levando o animal para aplicação da dose da vacina. Deverá estar com o termo de responsabilidade impresso, preenchido e assinado para agilizar o atendimento. O documento está disponível no site da Prefeitura de Barueri.

Caso o responsável não possa comparecer no dia e horário agendado, é preciso entrar em contato antecipadamente para que a vaga seja disponibilizada para outro. Conforme o DTCZ, alguns donos de animais realizam agendamentos e não comparecem ao posto de vacinação. As faltas implicam muitas vezes em descarte de doses do imunobiológico. 

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação), suspeita ou confirmada, não devem ser vacinadas.

Cuidados  
Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003) devem utilizar focinheira apropriada.

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, não devem ser trazidos livremente, evitando acidentes e fuga do animal, pois o DTCZ situa-se próximo à linha de trem e à avenida principal.

A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção contra a doença.

Temp