Parceria: laboratório de ponta faz mais de 160 mil testes PCR sem custos para a Prefeitura

- 03 de dezembro de 2021

No período de 4 de agosto de 2020 a 1ª de novembro de 2021, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu sem custo pelo laboratório Dasa, localizado em Alphaville, mais de 160 mil testes RT-PCR, o “padrão ouro” para diagnóstico da Covid-19, possibilitando a testagem em massa no município.

Desde o início da pandemia, a OMS (Organização Mundial de Saúde) ressaltou a importância das testagens em massa como estratégia eficaz no controle da Covid-19, o que permitiu mapear novos casos da doença. O município de Barueri foi a cidade que mais realizou testes RT-PCR na região graças à parceria com o laboratório.

“Na fase crítica da Covid iniciamos um trabalho junto à Dasa. Conseguimos, através dessa união, durante um ano e dois meses, fazer testes RT-PCR em grande quantidade. Com a Dasa, fizemos mais exames que o município de São Paulo, proporcionalmente. Na região, fomos o primeiro colocado na realização dos exames”, conta o secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho.

Tendas de testagem
De setembro de 2020 até novembro deste ano, a parceria da Prefeitura de Barueri com a Dasa possibilitou a instalação de oito tendas de testagem no estacionamento do Ginásio José Corrêa. O serviço foi realizado em sistema de drive-thru, no qual os exames foram coletados gratuitamente e os resultados saiam em até 72 horas. Soma-se a isso, as coletas de RT-PCR feitas nos prontos-socorros da cidade.

Responsabilidade social
O desafio de ampliar a testagem para a Covid-19 foi o que motivou a Dasa a unir forças com o sistema público de saúde, mobilizando a criação de um laboratório especializado para o diagnóstico da doença, sem custos para o paciente.

“De forma gratuita, a Dasa disponibilizou profissionais e infraestrutura para viabilizar a realização e o processamento dos exames. Os equipamentos e insumos de coleta foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que também foi responsável pela definição da distribuição da demanda. Essa é uma iniciativa de caráter social, que envolve a doação de serviços e infraestrutura laboratorial, sem qualquer fim lucrativo”, explica o porta-voz e head médico da Dasa, Leonardo Vedollin.

Sobre o teste RT- PCR
O RT- PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) é um teste de diagnóstico molecular que identifica o material genético do vírus desde os primeiros sintomas. Isso permite uma tomada de ação mais rápida sobre os pacientes positivados.

“É um exame de execução complexa, que utiliza equipamentos sofisticados e reagentes, atualmente disputados pelo mundo todo. Todos os equipamentos e insumos foram cedidos pelo Ministério da Saúde. À Dasa coube a responsabilidade pelos recursos humanos para a realização dos exames”, finaliza Vedollin.