Temp

Barueri inicia construção do Plano Municipal da Primeira Infância 

- 27 de novembro de 2018

Uma concorrida cerimônia para a assinatura da elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância contou com a participação de gestores da rede de Educação de Barueri, representantes das secretarias municipais e organizações não governamentais do município. 

O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (dia 26), no auditório do Centro Aperfeiçoamento dos Professores. A abertura foi feita pela coordenadora de Educação Infantil de Barueri, Janete do Valle, que destacou que a primeira infância não é apenas o momento em que a criança entra na escola, mas sim desde quando ela nasce. 

“Hoje estamos reunidos aqui para salientar a importância da construção do Plano Municipal da Primeira Infância. Nosso próximo passo é, juntamente com todas as secretarias deste município, iniciarmos os trabalhos para montarmos este documento que define políticas públicas que serão mais uma grande conquista para a nossa cidade”, explicou a coordenadora. 

Ao falar sobre a importância dos trabalhos já realizados referentes à primeira infância no município, o prefeito Rubens Furlan lembrou que as iniciativas estão acontecendo desde o ano passado e passos importantes ainda estão por vir. “Investimentos na Educação é também nossa prioridade. Sabemos que só assim contribuiremos para a formação, comportamentos de sociabilidade, empatia e realizações das pessoas. Temos que preparar bem nossas crianças para que possam ser adultos felizes”, disse. 

A professora Elvira de Souza Lima, doutora em neurociências, que desde o ano passado participa da formação dos professores de Educação Infantil de Barueri, também integrou o evento e fez questão de reconhecer que a cidade já vem trabalhando um currículo adequado em benefício da primeira infância. Falou ainda do excelente papel da Secretaria da Educação ao preocupar-se com a formação de professores. “Não há educação sem desenvolvimento contínuo de conhecimento. Os estudos devem ser permanentes”, salientou. 

Já o professor Cláudio Amaro da Silva, mestre em Educação e doutorando pela PUC e membro da Rede Nacional pela Primeira Infância, abordou a importância e a necessidade de se criar um Plano Municipal da Primeira Infância como documento norteador de todas ações, metas e objetivos.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp