Temp

Piscinão no Jardim Silveira vai pôr fim aos alagamentos do Centro

- 10 de setembro de 2021

Ao lado da estação ferroviária Jardim Silveira (linha 8 – Diamante da CPTM) está sendo executada uma das principais obras da Prefeitura de Barueri. Em um grande terreno às margens do rio Barueri-Mirim, a construção de um piscinão deverá acabar com as enchentes no centro da cidade. Além desse, há projetos para a construção de mais dois grandes reservatórios de águas da chuva, que vai afastar de vez o fantasma das cheias na cidade. 

Quem dá o tom na busca de solução das enchentes no município é o secretário de Obras, Beto Piteri. “Estamos focados, trabalhando muito forte, na questão de enchentes em nossa cidade”, afirma o secretário.  

Ainda segundo Piteri, para outras regiões, o governo concluirá os serviços da obra da galeria da Vila do Sapo (bairro Engenho Novo) e está licitando o projeto para construção de uma outra galeria na avenida Piracema, perto do Shopping Tamboré. “Queremos resolver o problema de enchentes lá também”. 

A obra próxima à estação ferroviária está na fase de escavação, onde será construído o piscinão, e da execução das paredes da fundação. Ela teve início em maio e tem previsão de conclusão em 2023. No local também está sendo construída uma ponte que melhorará o trânsito de caminhões na região.  

Mais de 22 metros de profundidade 

O piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para evitar a cheia do rio Barueri-Mirim em dias de chuva intensa, por exemplo. 

Os grandes beneficiados dessa grande engenharia são os estabelecimentos ao longo do Boulevard, no Centro da cidade, onde o Barueri-Mirim é canalizado. Em fevereiro do ano passado, logo após um dos piores temporais da história, houve um grande alagamento no local. 

Depois de pronto, um sistema de bombas hidráulicas fará o excesso de água desviar para o reservatório,  em dias de chuvas intensas, para posteriormente ser escoado paulatinamente  de volta ao rio, por um ramal do próprio piscinão. 

No projeto do piscinão, está previsto ainda a construção de uma pista no entorno do reservatório, que poderá ser utilizada como área de lazer. 

Temp Temp Temp