Temp

Aulas de movimentos corporais resultam em maior participação dos alunos na escola 

- 12 de novembro de 2018

Na Emef Margarida Maciel, do Vale do Sol, os alunos do professor de educação física Ulisses Sant´Ana Gonçalves estão empolgados com as aulas de movimentos corporais, por intermédio da dança. 

A iniciativa possibilita uma maior proximidade com o mundo das crianças e adolescentes. Estimulam a melhora a condição física e de saúde, ajudam a desenvolver os comportamento cognitivo e afetivo-social. A imagem corporal, a autoestima e o conceito que ele terá sobre seu corpo serão dados em maior parte pelos movimentos. 

Os estudantes montaram grupos de dança e – com frequência – realizam com bastante sucesso as apresentações. 

De acordo com o professor, durante as aulas são incentivadas as atividades de danças em seus mais variados ritmos como hip-hop, samba, samba rock e movimentos circenses, entre outros. “Precisamos estar sempre atentos ao universo dos jovens. Quando contextualizamos as atividades ao mundo deles fica bem mais fácil a participação de todos”, contou. 

Para a diretora Maria do Carmo Souza, o projeto está despertando interesse dos jovens. “É preciso fazer com que os alunos gostem e se envolvam cada vez mais com a escola”, avaliou. 

A supervisora Márcia Maria Pereira também tem acompanhado e aprovado a iniciativa. “A dança é uma atividade física que possibilita a expressão artística, a construção de conhecimento e a consciência crítica. Em relação à ação pedagógica, no contexto de uma educação voltada à sociedade multicultural, acredito na importância da valorização de modalidades de dança que estejam inseridas no contexto da comunidade”, disse. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp